Situação Problema 3: Cláudia tem 13 anos e tem Síndrome de Down. Periodicamente a mãe de Cláudia a leva no médico para acompanhamento de sua saúde, pois também apresenta quadro de hipotireoidismo. Na última consulta o médico recomendou que Cláudia realizasse práticas regulares de atividades físicas. Na avaliação física verificou-se que Cláudia está com níveis de força muito baixos, além disso apresenta dificuldades no desenvolvimento das capacidades coordenativas. Cite e explique a característica da Síndrome de Down que explica os baixos níveis de força de Cláudia. Descreva três atividades que possam ser utilizadas para o desenvolvimento das capacidades coordenativas em Cláudia.
Respostas
respondido por:
8
Olá,
Para incentivar o desenvolvimento das capacidades coordenativas em crianças e pré adolescentes são necessários alinhar três coisas:
- Habilidades Simples: Habilidades que a criança já domina e tem facilidade, de maneira que não serão um desafio.
- Atividades Lúdicas: Interagir de forma lúdica é fundamental para manter o interesse e a pratica de forma correta.
- Exigências: Sugerir um ou outro passo que seja desafiante a príncipio e trabalha-lo até que seja feito com facilidade.
São exemplos de atividades possíveis, de acordo com o nível da criança:
- Atividades com pneus como obstáculo.
- Correr ao redor de um objeto e mediante comando toca-lo.
- Saltar de um local pouco elevado e cair sobre colchões.
Espero ter ajudado!
Anônimo:
Resposta errada! Se a paciente possui fraqueza por conta da SD como ela vai levantar pneus? É uma paciente com síndrome de down e não uma atleta de Cross Fit.
Perguntas similares
6 anos atrás
6 anos atrás
6 anos atrás
8 anos atrás
8 anos atrás
9 anos atrás
9 anos atrás