• Matéria: História
  • Autor: mainifmoreno
  • Perguntado 8 anos atrás

No primeiro parágrafo escreva sobre a educação bancária ainda muito presente em nossas salas de aulas. Será que este modelo tem alguma relação com a educação jesuítica? Como o professor age no cotidiano ao adotar tal prática?

No segundo parágrafo escreva sobre a educação libertadora, segundo Freire. Como o professor interage com os educandos quando adepto de uma metodologia de educação libertadora?

No terceiro parágrafo, que podemos entender como uma “conclusão” do nosso estudo, escreva segundo o conhecimento construído por você, as contribuições de cada uma das metodologias.

Respostas

respondido por: Garcias29
14

A educação bancaria é uma concepção tradicional onde o professor era o responsável por depositar os conhecimentos ao aluno.  O aluno era passivo neste tipo de educação. A educação brasileira, no principio era realizada pelos jesuítas, portanto, como não havia ainda muitas concepções pedagógicas no período, a maneira que eles entendiam por educação era o de transmitir os conhecimentos para o aluno. O professor que age de acordo as visões tradicionais, não dá espaço para o aluno construir seu conhecimento,  professor se acha no direito de apenas ele entender acerca dos assuntos abordados em  sala de aula.

A educação libertadora é voltada para o aluno. Nesta concepção de ensino, o professor é o mediador do conhecimento, ele é encarregado de organiza os métodos para que o aluno aprenda. O professor entende que o aluno é capaz e a aula é mais dinâmica, como professores e alunos aprendendo juntos.

A primeira metodologia é um pensamento do período, onde o aluno não tinha muita voz. Por mais que ainda existia esse tipo de comportamento hoje em dia, há nas escolas mais possibilidades e dinâmicas para fazer diferente. A concepção libertadora, como o próprio nome diz, é uma abordagem que atende aos interesses tanto dos alunos como dos professores. Essa abordagem é muito importante, porque atende aos anseios da nova geração, uma geração eu não esta acostumada a ouvir e ficar calada, os alunos atuais precisam de espaço, e esse modelo de educação procura contemplar isso.


Perguntas similares