O que é Indústria Cultural para Adorno e Horkheimer (1947)? Marque a alternativa que traga a definição desse conceito tomando por base a discussão estabelecida entre esses autores. a) A Indústria Cultural designa a reprodução individualizada de objetos culturais e simbólicos. b) A Indústria Cultural é uma expressão usada em acréscimo à “cultura de massa” e que se refere à produção em série e estandardizada de bens culturais por meio de filmes, programas de rádio, revistas, etc. c) A Indústria Cultural, ao produzir em massa os produtos culturais, se perpetua na ordem do lucro do capitalismo. Ela cultiva falsas necessidades e, assim, essas necessidades criadas satisfazem o capitalismo. d) A Indústria Cultural se manifesta na produção em massa dos veículos de comunicação. É a partir dela que o espírito crítico de cada sujeito é estimulado e desenvolvido. e) A Indústria Cultural se refere à produção de bens simbólicos e materiais em série. Ela está difundida por toda a sociedade e se encontra nas mãos das grandes e pequenas empresas.
Respostas
Para Horkheimer, a sociedade tecnológica contemporânea utiliza meios de comunicação midiáticos como mecanismos de dominação, por meio do qual se divulga ideologias. Adorno acredita que a classe dominadora usa desses meios para impor modelos de comportamento e consumo, sendo exemplo de ambos o próprio Hitler.
Portanto, letra C
Resposta: Alternativa c
Explicação: A Indústria Cultural alimenta a ideologia da sociedade capitalista. Ela engrena a base estrutural socioeconômica capitalista ao criar também falsas necessidades e desejos. Na experiência da alienação vivida pelas pessoas, elas acabam se sentindo vazias, sem referenciais e valores indenitários. Desse modo, são sugadas pela grande indústria e compelidas a realizarem os desejos que vão sendo estrategicamente criados para “manipulá-las” e "docilizá-las".