GALERA ME DA UM HELP POR FAVOR!, PRECISO PARA AMANHÃ ESTOU SEM IDEIA DE COMO FAZER.
Seminário sobre Função Fática
1° Etapa: Fazer a teoria de como pode ser, ou seja, algo relacionado ao dia a dia sobre função fática, ou locais/lugares circunstância que haja o uso dessa língua e como acontece.
2° Etapa: Algumas sugestões sobre como fazer a apresentação do seminário.
Respostas
Olha, a função fática é voltada a promover, preservar, encerrar ou retomar a comunicação entre duas pessoas, por meio de palavrinhas ou frases gatilho. Como assim? Logo no início desta resposta, eu disse "Olha". Que significado isso tem? Nenhum. Eu só quero iniciar a conversa contigo. Entendeu? ← [Outro exemplo]
Quer um exemplo diário? Imagine que você está bem tranquilo jogando no computador, quando a praga do telefone toca. Você vai lá e a primeira palavra que fala é "Alô". O que é que isso significa? Nada. É um gatilho que inicia a conversa.
Outro exemplo comum ocorre entre você e seus amigos, quando eles estão contando uma história e no meio do discurso te perguntam "Ta ligado?" Ao falar isso, eles querem saber se você está entendendo de modo que eles possam continuar a contar a treta ou a história. O que ser isso senão uma função fática?
Quer mais exemplo? Se ligue → "Ein", "An?", "O quê?", "Oi", "Olá", "Ta me ouvindo?", "Oi?", "Oxi", "Tudo bem?", "Tchau", "Até mais", "Flw", "E ai", "Ta por dentro?", "Sacou?", "Como assim?".
Há muito mais, só que eu conheço poucos.
Já quanto a sugestão de seminário, sabe o que você poderia fazer que ficaria muito legal? Uma encenação. A trama podia ilustrar o diálogo de uma pessoa impaciente com uma telemarketing insuportável, enfatizando os termos fáticos. É o exemplo mais fácil e mais comum de representar a função fática.
Você e o resto do seu grupo tratariam de tornar o trabalho lúdico e ao mesmo tempo produtivo. Dariam enfase nos exemplos de palavras gatilho sem esquecer da zoeira. Por que né, ninguém merece trabalho formal, pelo amor de Deus.