1. O 1° quadrinho mostra duas personagens vivendo uma situação de risco. Observe a linguagem que elas utilizam. a) A regência do verbo preferir está de acordo com a norma-padrão? b) De que modo esse verbo costuma ser normalmente empregado pela população ou em situações de comunicação informais? 2. No 1° quadrinho, uma das personagens diz: "Estamos perdidos em meio ao Atlântico!". a) O emprego da locução prepositiva em meio a está de acordo com a norma-padrão? b) Como ficaria essa frase se, em vez de o Atlântico, tivéssemos as ondas? c) O registro linguístico usado pelas personagens em sua fala tende ao culto formal ou ao culto informal? d) Esse registro é compatível com a situação que as personagens estão vivendo? Por quê? 3. No último quadrinho, a mulher diz "Em tese!". a) De modo geral, o que a expressão em tese significa? b) E no contexto, qual é o sentido que ela assume?
Respostas
1. a) Sim, a personagem empregou a preposição "a" para iniciar o complemento indireto do verbo "preferir" (prefiro virar comida de tubarão a apodrecer neste barquinho com você).
b) Normalmente, com a expressão "do que" (prefiro virar comida de tubarão do que apodrecer neste barquinho com você).
2. a) Sim, a expressão "em meio a" está empregada com sentido espacial, significando "tendo ao redor" (eles estavam perdidos tendo ao redor o oceano Atlântico ao redor).
b) Ficaria: "Estamos perdidos em meio às ondas" (com acento indicador da crase).
c) Culto formal, pois eles empregaram as palavras seguindo a norma padrão da língua.
d) Não, pois eles estão numa situação de risco e dificilmente alguém se preocuparia em seguir a norma padrão.
3. a) "Em tese" significa em teoria, teoricamente falando.
b) Como tubarões aparecem de verdade, e a personagem não esperava por isso, a expressão "em tese" ganha o sentido de retiro o que eu disse.