No parágrafo 4 Collins faz referência ao preconceito genético e a desigualdade no acesso à medicina genética. Escreva um pequeno texto que reúna suas informações de pesquisa sobre o assunto e as previsões de Collins.
Parágrafo 4: O cientista terminava suas previsões dizendo que em 2010 a proibição do preconceito genético - discriminação de uma pessoa por conta de alguma característica genética que ela tenha - seria uma realidade nos Estados Unidos e o acesso à medicina genética continuaria a ser desigual, especialmente nos países em desenvolvimento.
Respostas
Olá1
A discriminação genética, também conhecida como genenoísmo, ocorre quando as pessoas são tratadas de maneira diferente e afetam o indivíduo, por exemplo, por seu empregador, escola ou companhia de seguros, porque têm uma mutação genética que poderia causar ou aumentar o risco de sofrer um distúrbio hereditário.
De acordo com a Lei de Não Discriminação sobre Informações Genéticas, promulgada em 21 de maio de 2008, a discriminação genética é ilegal nos Estados Unidos. Essa lei proíbe os empregadores de usar informações genéticas para tomar decisões sobre contratação, demissão, inserções de trabalho ou promoções.
Porém, grande parte da preocupação dos Estados Unidos com a discriminação genética concentra-se no sistema de saúde privado, onde ainda existe discriminação ativa com base na condição do paciente.