Respostas
A Arquidiocese de Belo Horizonte, diante do escândalo do INSS (Instituto Nacional de Seguridade Social) divulgado pela Polícia Federal, hoje, 19 de junho de 2007, denunciando e prendendo uma quadrilha especializada em fraudar o INSS (em Belo Horizonte e Contagem), vem a público esclarecer e solicitar divulgação do seguinte, para o bem da verdade e para que não se confundam informações comprometendo pessoas e instituições:
– Entre os indiciados, está o nome de Ivan Dutra de Moraes, conhecido como dom Moraes, pertence à Igreja Católica Brasileira, que não é a Igreja Católica Apostólica Romana e nem faz parte da Arquidiocese de Belo Horizonte. A Igreja Católica Brasileira nasceu em 1945 e tem como fundador Carlos Duarte Costa.
– Ivan Dutra de Moraes e sua Igreja sempre utilizam nomenclaturas (padre, bispo, paróquia, nomes de santos), vestes e ritos próprios da Igreja Católica Apostólica Romana, que levam alguns fiéis e o público a confundirem a Igreja Católica Brasileira com a Igreja Católica Apostólica Romana.
– Tenha-se presente que a Igreja Santa Edwiges, da Avenida Antônio Carlos (e que agora será retirada do local em função das obras municipais), e a Igreja de Santo Expedito (Via Expressa e no bairro Guarani) estão entre as mais conhecidas "paróquias" da referida Igreja Católica Brasileira e não pertencem à Arquidiocese de Belo Horizonte. Como os ritos são copiados da Igreja Católica Apostólica Romana, muitos fiéis não distinguem e nem lhes é apresentada esta diferença.
– A Igreja Católica Brasileira não faz parte do CONIC (Conselho Nacional das Igrejas Cristãs) por não comungar de princípios comuns a todas as Igrejas ecumênicas.
– A Arquidiocese de Belo Horizonte, compreendendo o território de 28 municípios da Região Metropolitana, com mais de 3 milhões e meio de católicos, tem como arcebispo metropolitano Dom Walmor Oliveira de Azevedo, e como bispos auxiliares, Dom Joaquim Giovani Mol Guimarães e Dom Aloísio Jorge Pena Vitral, além de vários bispos eméritos residentes em Belo Horizonte.
Resposta:
A igreja catolica do Brasil não tem vinculo com o vaticano. Não é obediente ao Papa e a doutrina da Igreja Católica Apostólica Romana
Explicação: