Respostas
3-c)
4-d)
5-a)
Nota: antes das resoluções, é importante saber algumas regras sobre NOX:
1. O NOX representa a "carga" de um átomo, quantos elétrons ele tem em falta ou excesso perto de si na molécula. Este excesso ou falta acontece porque, quando são formadas ligações químicas, átomos de elementos diferentes atraem os elétrons com forças diferentes, de maneira que os elétrons acabam mais próximos de alguns átomos (ditos mais eletronegativos) e mais afastados de outros (ditos menos eletronegativos).
2. O NOX de um elemento sozinho, isso é, em uma molécula formada só por ele em , etc., é sempre zero, pois não há falta ou sobra de elétrons, já que os átomos iguais vão atrair eles com a mesma força.
3. O NOX do H é sempre 1+, e o do O é (exceto em peróxidos e superóxidos) 2-.
Lembrando-se disso, podemos resolver as questões a seguir.
3-Agente oxidante é o reagente que é reduzido, e, por isso, causa a oxidação de outros reagentes (é o agente que motiva a oxidação). Então, para determinar o agente oxidante de cada reação, é necessário observar em quais reagentes existem átomos que tem seu NOX reduzido (isso é, que ganham elétrons, que, como têm carga negativa, geram uma redução do NOX).
Assim, constata-se que em:
I. O NOX do N vai de 5+ para 4+;
II. O NOX do Cl vai de 0 para 1-;
III. O NOX do Mn vai de 4+ para 3+.
4-O resultado da soma dos NOX de uma espécie, íon ou molécula, é sempre igual à sua carga, e, como moléculas são eletricamente neutras, sabemos que a soma dos NOX de I e O é igual a zero. Assim, considerando que o NOX do O é sempre 2-, descobrimos que o NOX do I no é:
Recordando que em moléculas formadas por um único elemento o NOX dos átomos é sempre zero, chegamos à letra d).
5-O ddp de uma célula é calculado pelo potencial de oxidação da espécie que oxida somado ao potencial de redução da espécie que reduz. Ou seja, é a soma do potencial da equação de cima e o potencial da inversa da equação de baixo (a reação inversa de uma oxidação é sempre uma redução). Logo, o ddp é