• Matéria: ENEM
  • Autor: sulasuzy4564
  • Perguntado 7 anos atrás

O processo de formação de novas espécies é lento e repleto de nuances e estágios intermediários, havendo uma diminuição da viabilidade entre cruzamentos. Assim, plantas originalmente de uma mesma espécie que não cruzam mais entre si podem ser consideradas como uma espécie se diferenciando. Um pesquisador realizou cruzamentos entre nove populações — denominadas de acordo com a localização onde são encontradas — de uma espécie de orquídea (Epidendrum denticulatum). No diagrama estão os resultados dos cruzamentos entre as populações. Considere que o doador fornece o pólen para o receptor.Em populações de quais localidades se observa um processo de especiação evidente?O Bertioga e Marambaia; Alcobaça e Olivença.© Itirapina e Itapeva; Marambaia e Massambaba.© Itirapina e Marambaia; Alcobaça e Itirapina.© Itirapina e Peti; Alcobaça e Marambaia.© Itirapina e Olivença; Marambaia e Peti.

Anexos:

Respostas

respondido por: makmorales
54

Olá,

Conforme proposto, as populações se dão conforme a sua localização, sendo que ao analisarmos o diagrama poderemos conhecer melhor o processo de formação de novas espécies do pesquisador.

Com base na imagem apresentava, podemos inferir que as populações de das localidades onde observa um processo de especiação evidente é no caso de Itirapina e Peti; Alcobaça e Marambaia.

É correta a opção Itirapina e Peti; Alcobaça e Marambaia..

Abraços!

respondido por: israelbernardes50
16

Resposta:alternativa D

Explicação:

De acordo como conceito biológico de espécie, a interrupção do fluxo gênico caracteriza a formação de novas espécies.

Perguntas similares