Por que a alternativa d) está errada- desconfio que é por causa que o desmoronamento do feudalismo não foi o principal item da formação dos estado moderno na Itália (sendo assim qual foi o principal item?? (Eu fiquei um pouco em dúvida entre a d) e a e) e a e) que está correta). Discorra sobre as duas alternativas citadas (preferencialmente do absolutismo francês, os principais fatos/caracteristicas).
(UFPA) Observadas as realidades históricas pertinentes ao absolutismo monárquico na Europa moderna, é possível apresentar-se a seguinte conclusão:
a) as monarquias absolutas foram mais expressivas nos países em que predominou a influência protestante, haja vista que o luteranismo exaltava os poderes do Estado como necessários para a glória de Deus.
b) na Inglaterra, a monarquia absoluta é suprimida, ainda no século XVII, através da revolução com que Oliver Cromwell derrubou a dinastia dos Stuart e consagrou o papel do Parlamento como agente constitucional britânico.
c) nos países em que foi menos expressiva a presença da Igreja católica, inexistiu, virtualmente, a monarquia absoluta, fato que se verificou em relação a Portugal e Espanha.
d) as monarquias absolutas resultaram, em última análise, das profundas transformações produzidas pelo fim do feudalismo. Na Itália, por exemplo, o desmoronamento da ordem feudal resultou na formação do Estado moderno italiano.
e) na França, o apogeu do sistema absolutista ocorre num momento em que a economia francesa experimentava uma fase de desenvolvimento e de consolidação, graças à política executada por Colbert no governo de Luís XIV.
Respostas
A alternativa A diz que as monarquias absolutistas foram as predominantes em países protestantes, isso está falso porque podemos observar, principalmente no luteranismo, a tentativa de "desmembramento" do estado com a igreja. Devido a essa característica, diversos nobres vieram a seguir o luteranismo como uma forma de romper com os laços da igreja sob seu feudo, contestando as taxas cobradas pela mesma e rompendo com alguns dos dogmas presentes na doutrina cristã, como por exemplo o da indulgência.
Sobre a alternativa D, acredito que seja porque as monarquias absolutistas discorrem pela concessão de poderes por parte dos nobres para um suserano único responsável por direcionar o então estado nacional rumo ao desenvolvimento.
A alternativa E está correta pois foi realmente o que aconteceu com a França durante o período de Luís, que levou o monarquismo ao extremo, passando a adotar medidas intervencionistas na economia a fim de promover a ascenção econômica, tais como o protecionismo, a buca pela balança comercial favorável, assim como o pacto colonial.