A Catalunha na Espanha, o Curdistão iraquiano, o Quebec no Canadá e a Escócia no Reino Unido são 4 regiões separatistas que, em décadas recentes, passaram por consultas populares a respeito de suas independências. Pesquise na internet cada um desses casos e escreva o que diferencia os dois primeiros dos dois últimos.
Respostas
O que diferencia os dois primeiros dos dois últimos é que a consulta popular foi favorável à separação nos dois primeiros e contrária nos dois segundos.
Motivado por questões culturais, políticas e econômicas, tanto os catalães, hoje na atua Espanha, quanto os curdos (que se espalham pelo Iraque, Síria e Turquia) apresentaram a vontade popular de separar-se, enquanto que os escoceses e os quebequenses optaram por continuar dentro dos seus países, sendo este um movimento separatista mais fraco.
Mais sobre o Separatismo:
https://brainly.com.br/tarefa/13197819
No caso da Catalunha e Curdistão, os referendos não foram autorizados pelos respectivos governos centrais que não estavam dispostos a aceitar os resultados, negativos para eles. Já no caso de Quebec e da Escócia foi o oposto, os referendos foram aceitos.