Respostas
Com a globalização e a Revolução Técnico-Cientifica, além dos consequentes avanços nos transportes e nas comunicações, as indústrias passaram a não precisar mais necessariamente a se instalar próximas ao mercado consumidor. Na verdade, para as grandes empresas, o mercado é o mundo todo.
A Nike, por exemplo, produtora de material esportivo, está sediada nos Estados Unidos, mas contrata outras fábricas para produzir seu material (tênis, bolsas, camisas, etc.) em países de mão-de-obra barata, sobretudo, da Ásia, de onde seus produtos são exportados para o mundo inteiro.
Nas últimas décadas tem ocorrido uma reorganização da distribuição das indústrias no espaço geográfico nas escalas regional, nacional e mundial. A desconcentração industrial, que resulta da necessidade de buscar custos menores. Essa desconcentração foi viabilizada pela modernização dos meios de transportes e de comunicações, e nos métodos de gestão. Hoje, requer-se menos tempo para que mercadorias, pessoas e informações se desloquem pelo espaço terrestre. Desse modo, uma indústria automobilística japonesa pode conceber um projeto na sua sede e desenvolve-lo em outro país com as vantagens que esses oferecem, como mão-de-obra mais barata e garantir suas vendas em escala mundial.
Espero ter ajudado.