Respostas
Observa-se na imagem em anexo a fotografia de uma maçã. Desta fruta, podemos depreender algumas características. Vermelha, vistosa, suculenta, fresca, chamativa... Todos os termos supracitados denotam possíveis adjetivos a uma maçã.
Ao formar frases em que o sujeito seja a fruta "maçã" e cujo objetivo seja ressaltar nela alguma característica, teremos essencialmente uma construção formada por um sujeito, um verbo de ligação e um predicativo do sujeito.
Por exemplo: "A maçã gala é suculenta". Na frase, o adjetivo "suculenta" é um predicativo do sujeito "a maçã gala" e esses dois termos são conectados pelo verbo de ligação "é".
Um outro exemplo: "As maçãs argentinas são rubras". Nessa frase, "rubras" é predicativo do sujeito "as maçãs argentinas" e os termos se ligam pelo verbo de ligação "são".
É comum confundir o que é predicativo do sujeito e o que é predicativo do objeto. Porém, entre ambos, há uma sensível diferença. Para que fique evidente a distinção entre predicativo do sujeito e do objeto, vamos nos manter no exemplo da maçã. Porém, ela não mais será o sujeito das nossas frases. Agora, a fruta será um objeto.
Por exemplo: "Eu comprei uma maçã gala farinhenta". Aqui, "uma maçã gala" é objeto do verbo "comprei" e "farinhenta" não mais é uma característica do sujeito, mas do objeto, o que o torna um predicativo do objeto.
Um outro exemplo: "Seu Tião me vendeu uma maçã argentina estragada". Aqui, "uma maçã argentina" se apresenta como objeto do verbo "vendeu", tendo como predicativo do objeto o adjetivo "estragada".
Este breve resumo te ajudará a compreender o conceito de "predicativo do sujeito". O objetivo do estudo se dará de forma mais completa por meio da resolução de exercícios. Abaixo, seguem algumas sugestões de exercícios (com gabarito) relacionados ao predicativo do sujeito dentro da plataforma para prática:
https://brainly.com.br/tarefa/19112480
https://brainly.com.br/tarefa/5189082
https://brainly.com.br/tarefa/10564939
Até a próxima! =D