• Matéria: História
  • Autor: serginho69
  • Perguntado 7 anos atrás

quais as características da escravidão hebraica?​

Respostas

respondido por: peterjamessqare
2

No mundo ocidental, sabemos que a religião predominante é o cristianismo. Sabemos também que o cristianismo nasceu no seio do judaísmo tradicional, que, por sua vez, é a religião do povo hebreu ou da civilizaçãohebraica. Os hebreus são, portanto, uma das civilizações de maior influência do mundo. Mesmo aqueles que desconhecem o modo como eles surgiram e organizaram-se já ouviram falar em nomes como Abraão, Noé e Moisés.

Pois bem, os hebreus são povos semitas, isto é, têm sua origem narrada (tanto histórica quanto religiosamente falando) a partir do personagem Sem, filho de Noé, que aparece no relato do Gênesis. De Sem deriva o termo semita. A organização social dos hebreus teve início na região da Mesopotâmia, onde também se desenvolveram as civilizações sumeriana, acadiana, assíria, caldaica e babilônia. Em várias passagens dos livros históricos hebraicos, inclusive, há relatos desses povos, como o do episódio em que os hebreus foram subjugados no cativeiro da babilônia.

Contudo, foi na região da Fenícia (atual Líbano e Síria) e da Península do Sinai (atual Egito) que os hebreus estabeleceram-se efetivamente durantes séculos. Como dito, a sociedade hebraica tinha estrutura patriarcal, e isso implicava que o patriarca exercia as funções de chefe militar, juiz e sacerdote, além de ser também a autoridade moral e política do seu clã.

A chamada “Bíblia hebraica”, que também é conhecida pelos cristãos como Antigo Testamento, compila textos de variados matizes, desde os textos da chamada Torah (ou o Pentateuco), passando por textos históricos, proféticos, de linhagens de reis e de sabedoria. Toda a trajetória do povo hebreu está compilada nesses livros. A Torah é dividida em cinco partes: Bereshit (ou o Gênesis), Shemot (ou Êxodo), Veyikrá (ou Levítico), Bamidbar (ou Números) e Devarim (ou Deuteronômio).

Os hebreus, ao contrário dos outros povos da Mesopotâmia, dos persas, dos egípcios, dos fenícios e de vários outros povos do Oriente Médio que foram seus contemporâneos, eram monoteístas, isto é: acreditavam em um só Deus, criador de tudo e de todos. O desenvolvimento da civilização hebraica foi impulsionado pela crença em um só Deus. Na fase histórica dos patriarcas, a primeira narrada pela tradição hebraica, está a figura de Abraão, que fez uma aliança com esse Deus único. Dessa primeira aliança e das promessas que nela Deus firmou, os hebreus tiraram seus principais pilares sociais.

A principal fonte moral orientadora das ações dos hebreus é o chamado Decálogo, os dez mandamentos, que teriam sido ditos a Moisés pelo próprio Deus. Os principais líderes políticos do Estado hebraico foram: Sansão, Gedeão, Samuel, Saul, Davi e Salomão.

Perguntas similares