Respostas
Tiradentes foi um cirurgião barbeiro nascido em 12 de Novembro de 1746, nas Minas Gerais, e foi executado em 21 de Abril de 1792, no Rio de Janeiro (então capital federal). É importante para o Brasil como uma figura histórica e um símbolo da luta pela liberdade
Fez parte de uma conspiração política, de caráter revolucionário, que recebeu o nome de Inconfidência Mineira, descoberta pelas autoridades portuguesas e que não chegou a ser posta em prática.
Causas da Inconfidência Mineira:
As principais causas da Inconfidência Mineira foram a elevada carga tributária que os portugueses cobravam da exploração do ouro, principal recurso da região, relativo baixo investimento local e a expansão dos valores iluministas, que combatiam o Absolutismo (sistema político por trás da colonização) e do nacionalismo.
Inconfidência Mineira:
O plano, que não chegou a ser executado, envolveu ao menos 34 sujeitos (dos quais 4 foram absolvidos) e pretendia fundar uma República na região das Minas Gerais independente das autoridades coloniais portuguesas. Pretendiam, por meio da insurreição e propaganda popular, convocar a população local a se levantar contra as autoridades. O plano, contudo, foi frustrado por delação de Joaquim Silvério dos Reis, que traiu os seus colegas conspiradores e os entregou à Coroa.
Prisão e condenação de Tiradentes:
Todos os conspiradores foram, inicialmente, presos e julgados. Dos 34, 11 foram considerados como líderes e foram condenados à morte, sendo ,depois absolvidos - com exceção do próprio Tiradentes - pela Rainha Maria I de Portugal - que, pela bondade demonstrada no período, recebeu o apelido de "A Pia" ou "A Piedosa".
Tiradentes, o mais pobre - era um mero alfares, a categoria mais baixa do serviço militar - teve a sua condenação mantida, tendo a sua pena reduzida em um grau (foi condenado ao esquartejamento, mas somente depois de morto), o que permitiu que a sua família mantivesse o patrimônio.
Tiradentes como herói:
Tiradentes emerge à categoria de Herói Nacional, propriamente, em 1965, quando a Ditadura, visando reforçar um discurso ideológico de que seria um regime nacionalista que defenderia o patrimônio nacional - o que não era verdade, uma vez que foi constituída por um golpe apoiado por forças estrangeiras - usou a figura de Tiradentes, que teria lutado contra os abusos portugueses, como símbolo.
Mais sobre a fundamentação ideológica da Inconfidência Mineira em:
https://brainly.com.br/tarefa/7699702