EXERCÍCIOS
2) Na Lei n.º10.436/2002, em seu Art. 1º, diz o seguinte: É reconhecida como meio legal de comunicação e expressão a Língua Brasileira de Sinais – LIBRAS – e outros recursos de expressão a ela associados. Que recursos seriam esses?
a) Leitura labial.
b) Uso de aparelho.
c) SignWriting.
d) Terapia da fala.
e) Português escrito.
Respostas
Resposta:
c) SignWriting.
RESPOSTA CORRETA
A leitura labial não é considerada como um recurso associado a LIBRAS, embora possa ser utilizada como uma estratégia para facilitar a comunicação do sujeito surdo. O uso de aparelho auditivo, assim como a leitura labial, é considerado como uma estratégia para facilitar a comunicação e, ambas, estão atreladas ao português falado. A terapia da fala tem total associação à comunicação falada, e não à LIBRAS, pois visa construir um surdo que oralize. O português escrito tem relação direta com a Língua Portuguesa oral, entretanto ele também pertence à LIBRAS quando precisamos fazer empréstimos linguísticos de palavras. Contudo, apesar dessa relação existente, não podemos associar o português escrito como um recurso de expressão sob o domínio da LIBRAS, visto que ele também está ligado à língua oral. O SignWriting é um recurso de expressão associado somente à LIBRAS e à sua modalidade gesto-visual ímpar.
Explicação:
O SignWriting é basicamente um sistema de escrita para os gestos usados na LIBRAS, porém, é bastante complexo e basicamente a pessoa tem que desenhar vários símbolos, sendo mais fácil aprender a língua portuguesa escrita mesmo (alternativa C).
A comunicação com surdo e mudos
A comunicação com surdos e mudos pode ser escrita em português ou em SignWriting, também pode ser feitas por sinais e se o surdo/mudo não nasceu assim ele pode usar a leitura labial.
Muitos surdos e mudos são excluídos em diversos processos sociais importantes como a educação comum, oportunidades laborais e até mesmo em círculos sociais comuns das pessoas.
Venha estudar mais sobre surdos e mudos em:
https://brainly.com.br/tarefa/21405616