Respostas
Existem duas formas de se captar a energia solar, através dos sistemas de aquecimento solar para água e dos sistemas solares fotovoltaicos, que podem gerar toda a energia de uma casa ou empresa, cada um com tecnologias, processos e equipamentos específicos.
A energia solar que chega à Terra em um ano é muito maior que o consumo energético humano no mesmo período, porém, somente com o uso de equipamentos é possível a nós captá-la e utilizá-la.
O aproveitamento da energia solar pode ser feito por meio de tecnologias distintas e que a convertem em dois tipos de energia diferente, que são:
Tecnologia de Aquecimento Solar = geração de calor
Tecnologia Solar Fotovoltaica = geração de energia elétrica
Essas tecnologias são, hoje, as mais utilizadas no Brasil e se espalham a cada ano entre as casas, fazendas, empresas e até mesmo indústrias.
Embora ambas utilizem a luz do sol como fonte, essas tecnologias diferem em seu funcionamento e complexidade, porém com ambas trazendo grande benefício aos consumidores.
Nesses sistemas, a captação da energia solar acontece por meio de “placas solares” que são dispostas, geralmente, no telhado, seguindo, então, processos diferentes na sua conversão.
Energia Solar Térmica
Nos sistemas de geração de energia solar térmica, chamados no Brasil de Sistema de Aquecimento Solar, as “placas solares” são aquelas que coletam o calor do sol, por isso chamadas de Coletor Solar Térmico.
Esses coletores captam a energia térmica da radiação solar, ou seja, o seu calor, para transferi-la para a água, aquecendo-a para ser usada no banho, por exemplo.
Essa água será guardada em um reservatório térmico, chamado de boiler, que manterá a sua temperatura até o momento da utilização.
O tamanho do reservatório e a área de coletores solares térmicos (placas solares de aquecimento) necessários para o sistema de aquecimento solar variam de acordo à quantidade de água quente utilizada na residência.
Isso é simples de ser calculado após uma entrevista com os moradores, onde o perfil de consumo será estudado, de acordo aos hábitos de banho, lavagem de utensílios, roupas, etc.
Há anos comercializada no Brasil, essa tecnologia já se encontra bem disseminada no país e continua expandindo devido a preços baixos puxados pela sua popularização e baixa complexidade.
Energia Solar Fotovoltaica
Já os sistemas para geração de energia elétrica a partir da luz do sol são chamados de sistemas solares fotovoltaicos. O termo fotovoltaico significa a transformação da radiação solar diretamente em corrente elétrica por meio das células fotovoltaicas.
Também chamadas de células solares, elas são fabricadas a partir de um material semicondutor (como o silício, que é o mais utilizado) e são o componente principal das “placas solares” utilizadas nesses sistemas, chamadas de módulos fotovoltaicos.
O efeito fotovoltaico foi descoberto pelo físico francês Edmond Bequerel, em 1839, e consiste no aparecimento de uma diferença de potencial nos extremos de um semicondutor, quando esse absorve a luz visível.
Bem, o painel fotovoltaico reage à luz solar e produz energia elétrica, que chamamos de energia fotovoltaica. Isso acontece porque um inversor converte a energia do sol coletada pelos painéis fotovoltaicos em energia elétrica, e é ela que será usada na sua casa.