Respostas
O domínio sobre o fogo foi a descoberta mais importante do paleolítico (primeiro período da pré-história), ou seja por centenas de milhares de anos, a humanidade desenvolveu o controle desse recurso, tal como o modo de produzi-lo, mantê-lo, calcular a quantidade de calor e o material combustível necessários, além das formas para apagá-lo.
Isso foi de grande importância, pois o alimento assado ou cozinhado permite que uma quantidade maior de calorias seja aproveitada da mesma quantidade de alimentos, permitindo o desenvolvimento do cérebro humano.
Outros fatores que fizeram o uso do fogo ser a mais importante descoberta do paleolítico consiste em que era possível manter-se aquecido nas noites e dias frios; era posssível caçar com o fogo, utilizando-o para espantar manadas de animais; consistia em uma defesa contra eventuais predadores que desejavam comer as pessoas (servia ao ataque, mas, normalmente, mantinha os demais animais à distância); bem como possibilitava melhorar a qualidade das flechas e lanças produzidas, aumentando as chances de sucesso na caça.
Mesmo na atualidade, o domínio do fogo é essencial para a produção de muitos dos alimentos consumidos pela humanidade, bem como para diversos produtos importantes, que marcam nossas invenções tecnológicas, como o aço, o plástico, dentre tantos outros.
Já a descoberta da agricultura e da pecuária se caracteriza como a mais relevante invenção do neolítico, sendo essencial para o aparecimento de civilizações e a manutenção destas. Assim, a maior complexidade social da humanidade só começa após a descoberta da agricultura e da pecuária de espécies altamente produtivas, que favoreceram a permanência humana em um mesmo local por um tempo indeterminado, com um maior número de pessoas.
No neolítico, houve uma série de mudanças importantes com o surgimento da agricultura e da pecuária, tais como o aumento do número de pessoas em cada tribo ou grupo - resultando nas primeiras cidades-, uma maior complexidade política na organização social, o sedentarismo, uma maior preocupação com a propriedade, dentre outros fatores relevantes. Além disso, as primeiras cidades estavam próximas aos rios, bem como de terras férteis, nas quais a agricultura fosse possível.
Com isso, era possível garantir alimentos por muito tempo, além de alimentar um maior número de pessoas, sem a necessidade de se mudar para outros locais, criando o sedentarismo a partir da agricultura de espécies de plantas e animais domesticados. Havia também a produção de excedentes, que eram trocados com outros grupos, favorecendo o comércio e a cooperação.
Nesse sentido, o cultivo desses alimentos e a criação de animais foi tão importante que a população humana atual, em sua grande maioria, não apresenta intolerância ao glúten (presente nas farinhas, como a de trigo) e nem a lactose, ao contrário do que ocorria antes. Desse modo, os estudos demonstram que, no paleolítico, a maior parte dos seus humanos eram intolerantes à lactose e ao glúten, ou seja, a importância dos cereais nessas sociedades foi tão grande que a maioria das pessoas são descendentes daqueles que não eram intolerantes ao glúten e puderam aproveitar os benefícios desses alimentos. Estipula-se que um ou dois grãos e os produtos derivados destes eram responsáveis por 80 a 90% das calorias que as pessoas ingeriam nesse período.
Outras consequências da agricultura de espécies muito produtivas são o nascimento da propriedade privada, o aumento da quantidade e qualidade dos utensílios, uma maior especialização dando origem a novos ofícios, o uso de roupas feitas de tecido e não apenas peles de animais.
Ainda hoje, a agricultura e a pecuária são fundamentais para a manutenção da estrutura social que a humanidade apresenta hoje. Portanto, podemos concluir que através delas, houve um aumento na complexidade das sociedades humanas em termos sociais, econômicos e culturais.
Para aprofundar sua compreensão sobre esse processo, sugiro que veja os vídeos " Armas germes e Aço - Saindo do Jardim do Éden” , “ A História do Mundo em Duas Horas " , e " BBC História da Ciência - Episódio 03 - Como Chegamos Até Aqui? “, encontrados facilmente no you..tube.
Bons estudos!
Duas descobertas foram fundamentais no Paleolítico, sendo elas o fogo (feita no Paleolítico Inferior, primeira parte do período), e a agricultura, feita no final do período, marcando a sua transição para o Mesolítico.
O fogo era importante pois permitia um maior controle sobre a natureza (com a transformação de gravetos em armas, por exemplo, ou na produção de ferramentas) e permitia converter coisas antes impossíveis de comer (como castanha e algumas partes dos animais) em comida.
Já a agricultura, que marcou a transição, foi fundamental na mudança do nomadismo para o sedentarismo, permitindo os posteriores desenvolvimentos da espécie humana, como o desenvolvimento da escrita e do Estado.
Mais sobre o tema em:
https://brainly.com.br/tarefa/1528302