Explicar coronelismo curral eleitoral, guarda nacional, voto de cabresto e política dos governantes:
Respostas
Coronelismo: é uma prática na política brasileira, um comportamento social e político prejudicial e recorrente. Se caracteriza pelo controle da política por um pequeno grupo de privilegiados que definem os rumos políticos de uma cidade ou região, utilizando-se muitas vezes de meios ilegais.
Curral eleitoral: é um expressão usada para se referir a uma região onde determinado político possuia grande influência/maior número de votos A origem da expressão vem do tempo em que o voto era aberto no Brasil. Assim, os coronéis mandavam capangas para os locais de votação, com objetivo de intimidar e ganhar votos dos eleitores.
Voto de cabresto: Para garantir o controle político de seu “curral eleitoral”, os coronéis manipulavam o poder político. Destacam-se o abuso de autoridade, a compra de votos ou a utilização da máquina pública. Não era raro também, a criação de "votos fantasmas", troca de favores e fraudes eleitorais.
Política dos governantes: Foi um acordo durante os primeiros anos da República Velha, em que o Governo Federal apoiava os governos estaduais sem restrições e, em troca, eles faziam uso de seus coroneis ("coronelismo") e elegiam bancadas pró-Governo Federal