Respostas
Os vulcões são classificados de acordo com o tipo de material que é expelido. O tipo de material afeta diretamente o formato do vulcão. Existem cinco tipos diferentes de vulcão:
1 - Vulcão-escudo: expelem grande quantidade de lava e aos poucos constroem uma montanha larga em formato de escudo. A lava produzida por esse tipo de vulcão é muito quente e fluida, contribuindo para uma escoada mais longa. Um exemplo desse tipo é o Mauna Loa, encontrado no Havaí, com 9000 m de altura e 120 km de diâmetro.
2 - Cones de escórias: é o tipo mais simples e comum de vulcão. São pequenos, com altura inferior a 300m. O magma apresenta baixa viscosidade e composição basáltica.
3 - Estratovulcões: são edifícios vulcânicos de longa atividade, forma cônica, apresenta uma cratera no topo e lados íngremes construídos pela mistura de lava e resultados de erupções vulcânicas. Esse tipo é o mais adormecido da Terra. O Monte Fuji, no Japão, é um exemplo de estratovulcões.
4 - Caldeiras ressurgentes: são os maiores vulcões da Terra, por possuir um diâmetro entre 15 e 100km ². As caldeiras ressurgentes são depressões com uma massa elevada central. Um exemplo dessa estrutura é o Cerro Galan na Argentina.
5 - Vulcões submarinos: presentes abaixo d’água são responsáveis pela construção de um novo fundo oceânico. O vulcão da Serreta no Arquipélago dos Açores é um exemplo de vulcão desse tipo.
Vulcão-escudo O Havaí e a Islândia,são exemplos de locais onde são encontrados vulcões que expelem enormes quantidades de lava.
Cones de escórias
É o tipo mais simples e mais comum de vulcões. Esses vulcões são relativamente pequenos, com alturas geralmente menores que 300 metros de altura. Formam-se pela erupção de magmas de baixa viscosidade, com composições basálticas ou intermediárias.
Estratovulcões Os "estratovulcões" também são chamados de "compostos", são grandes edifícios vulcânicos com longa atividade, forma geral cônica, normalmente com uma pequena cratera no cume e flancos íngremes, construídos pela intercalação de fluxos de lava e produtos piroclásticos, emitidos por uma ou mais condutas, e que podem ser pontuados ao longo do tempo por episódios de colapsos parciais do cone, reconstrução e mudanças da localização das condutas
Caldeiras ressurgentes
São as maiores estruturas vulcânicas da Terra, possuindo diâmetros que variam entre 15 e 100 km². À parte de seu grande tamanho, caldeiras ressurgentes são amplas depressões topográficas com uma massa elevada centra
Vulcões submarinos
São aqueles localizados abaixo da água. São bastante comuns em certos fundos oceânicos, principalmente na dorsal meso-atlântica.
espero ter ajudado