• Matéria: Português
  • Autor: tamiaa822
  • Perguntado 7 anos atrás

uma redação sobre responsabilidade social boas ideias mee ajudem.....??​

Respostas

respondido por: leticiaaquino12
2

Resposta:Nos anos de 2003 a 2014 no Brasil, o crescimento de lixo foi quase cinco vezes maior em relação ao crescimento populacional. É possível, que a grande quantidade de lixo gerado pelas pessoas, seja motivado por um modelo capitalista que incentiva o consumo. Contudo, não se deve tirar do homem, a responsabilidade de cuidar do espaço em que vive, principalmente o urbano, onde tem uma concentração maior de pessoas e consequentemente de lixo.  

Primeiramente, a revolução industrial no século 18 na Inglaterra, proporcionou uma nova gama de produtos, afim de ajudar ou substituir, o que antes o homem utilizava da sua força ou de animais para executar diversos serviços. Em seguida, houve o conflito de ideologias, na Guerra Fria, o Capitalismo contra o Socialismo, onde o Brasil adotou um modelo capitalista, proveniente da aliança já adquirida com os Estados Unidos na Segunda Guerra Mundial. Após a Guerra Fria, houve um crescimento enorme na tecnologia, proporcionando novos produtos e criando necessidades com o objetivo de aumentar o consumo. A partir disso, foi visível o crescimento de lixos e dejetos nos espaços Urbanos, exigindo uma maior atenção e responsabilidade por parte da sociedade.  

Muitas cidades no Brasil passam por dificuldades em limpar as vias públicas e logradouros, além de coletar lixos e selecionar o fim de dejetos. Na verdade, os problemas das cidades é a ausência de responsabilidade e consciência social, onde o homem não pratica hábitos de consumo sustentável. Assim, em épocas de chuva, é frequente alagamentos em vias públicas devido ao lixo que entope os bueiros, proporcionando também a proliferação de doenças como a leptospirose e a dengue, em casos de poças de água parada. Portanto, uma questão de irresponsabilidade social pode gerar um problema na saúde pública.  

Concluindo, devido a um descuidado do homem com o lixo produzido, medidas tomadas por Movimentos e ONGs ,afim de incentivar outras pessoas e empresas a planejar e gerenciar os resíduos, são imprescindíveis para o combate ao acumulo de dejetos nos espaços Urbanos. Porém, é necessária uma intervenção maior por parte do Governo em fiscalizar a eliminação de lixo das empresas e pessoas, e se possível, penalizar quem estiver prejudicando meio ambiente em que vive.

Perguntas similares