"A Revolução Mexicana, que marca o início da Idade Contemporânea na América Latina, ainda é pouco conhecida na região. Isso se deve ao eurocentrismo que perpassa o estudo das ciências sociais em nosso continente. Se a Revolução Francesa conseguiu abolir o sistema feudal, abrindo caminho para uma sociedade burguesa moderna, e criou um modelo universal (como apontou Marx) de sistema político, ou seja, a forma clássica e paradigmática do moderno Estado democrático burguês; se a Revolução Russa logrou eliminar o regime político czarista e, sobretudo, superou uma realidade de servidão camponesa, criando, pela primeira vez na história da humanidade, um sistema social não capitalista; a Revolução Mexicana – interrompida ou traída – derrotou a hegemonia da oligarquia, substituindo-a por uma burguesia agrária, desencadeando mudanças significativas na economia, na política, na diplomacia, nos campos social e cultural e nas relações entre Estado e Igreja. Daí que o alcance da Revolução Mexicana ultrapassa, de longe, as suas fronteiras físicas".
Fonte: RAMPINELLI, Waldir José. A Revolução Mexicana: seu alcance regional, precursores, a luta de classes e a relação com os povos originários. Revista Espaço Acadêmico. n. 126, novembro de 2001. Página da citação: 90. Disponível em: .
Tendo como base a contextualização acima, e os conteúdos da disciplina, examine as assertivas abaixo sobre a Revolução Mexicana. Depois assinale a alternativa que indique apenas as corretas.
I – A Revolução Mexicana foi uma revolução comandada pelas oligarquias regionais, e não contou com a efetiva participação popular.
II – Entre as reivindicações dos setores populares que participaram da Revolução Mexicana estavam: a reforma agrária, a devolução de terras indígenas aos índios e garantias trabalhistas.
III – A Revolução Mexicana foi chefiada pela classe média urbana, que exigira a moralização da política. Sem o apoio tanto das elites, quanto das classes populares, a Revolução durou pouco e fracassou.
IV – A Revolução Mexicana foi marcada pela participação dos setores populares rurais e urbanos.
Respostas
respondido por:
3
I é falsa. A Revolução Mexicana foi comandada por figuras populares - como Zapata - e se voltou contra as oligarquias nacionais.
II é verdadeira. A reforma agrária era a principal pauta dos camponeses contra os latifundiários, a devolução de terras a pauta dos nativos e as garantias trabalhistas do operariado mexicano contra os industriais.
III é falsa. Exigiam a profunda reformulação das bases econômicas do país e foi bem-sucedida, tendo governado por décadas o país.
IV é verdadeira, tendo levantando tanto as bandeiras dos camponeses quanto as do proletariado.
Perguntas similares
6 anos atrás
6 anos atrás
8 anos atrás
8 anos atrás
8 anos atrás
9 anos atrás