Respostas
Explicação:
O Plano Real foi um plano econômico criado no Brasil para estabilizar a economia do país e controlar os altos índices de inflação (hiperinflação).
O Plano foi lançado oficialmente no dia 27 de fevereiro de 1994 e a moeda começou a circular no país no dia 1 de julho do mesmo ano.
Como surgiu o Plano Real?
O Plano Real foi elaborado durante o governo do presidente Itamar Franco, que presidiu o país de dezembro de 1992 até janeiro de 1995.
A estratégia econômica foi elaborada por uma equipe chefiada por Fernando Henrique Cardoso, que na época era o Ministro da Fazenda. A criação do Plano foi uma tentativa de conter a crescente desvalorização da moeda e o aumento descontrolado dos índices inflacionários, que geravam muita instabilidade econômica no país.
Assim, o Real foi um plano econômico desenvolvido com o objetivo de ser uma moeda estável e forte, diferente das outras moedas adotadas anteriormente no Brasil.
A criação do Plano Real foi oficializada através de uma medida provisória e atualmente o sistema é regido pela lei nº 9.069/95, que define as regras de funcionamento e de emissão da moeda.
As causas foram uma gigantesca crise que nossas moedas anteriores (cruzeiro, cruzeiro real, cruzado, cruzado novo) sofreram, chegando a uma inflação de 2700%, assim, o Plano Real buscava regular essa situação, e conseguiu.
As consequências foram o controle da inflação, recuperação a economia nacional, aumento do poder de compra da população (existe até uma foto de FHC comprando café e um pão na chapa com 1 real ahahaha), restabeleceu a confiança do Brasil no mercado internacional, melhorando nossas relações econômicas com os outros países etc