Por que, para nietzsche a lógica séria a (escravidão da linguagem)?
Uma dissertação com 30 linhas, alguém ajuda!!!
Respostas
Nietzsche afirma que "as palavras são apenas símbolos para as relações das coisas entre si e para conosco e não tocam, em parte alguma, a verdade absoluta"
Sugere que o aspecto convencional da linguagem em diferentes culturas, não pode atribuir às palavras e aos conceitos o estatuto de verdades absolutas. "As diferentes línguas, colocadas lado a lado, mostram que nas palavras nunca importa a verdade, nunca uma expressão adequada"
A partir da ideia de que a linguagem é uma invenção, então a verdade é uma ilusão e uma ficção linguística, um puro produto retórico onde o ser humano é o animal da fantasia, habitado em seu centro pelo impulso que o faz formar metáforas.
Os alicerces das construções científicas não são as formas a priori da sensibilidade, mas um impulso que nos faz metaforizar, ou seja, a fantasia, a imaginação criadora, a força-formadora-de-imagens. A partir desse impulso fundamental, configura-se a linguagem e, em épocas posteriores, a ciência.
Partindo então da liberação da crença na verdade ilusória do socialmente estabelecido como máquina escravizante do linguístico e cientificamente solidificado, é o momento do caminhar da consciência conhecido como a “dialética do amo e do escravo”, onde as metáforas conceituais correspondem criativamente à impressão da poderosa intuição presente.
Visto que não há correspondência imediata entre realidade e palavra, nem há caminho direto entre a certeza sensível e a expressão verbal, é possível sempre a mediação artística que joga com os conceitos, rompe com suas velhas cadeias e os utiliza com ironia e liberdade.
Bons estudos!