• Matéria: Artes
  • Autor: mcbacchiega
  • Perguntado 9 anos atrás

Questão 1: “O pintor deve ser universal e amar a solidão. Deve considerar o que olha, e raciocinar consigo mesmo, elegendo as partes mais excelentes de todas as coisas que vê.”
Essa frase de Leonardo Da Vinci se refere a:
Escolha uma:
a. Criatividade
b. Garatuja controlada
c. Enfatismo e exclusão

Questão 2: Pode ser elaborado a partir de referências de outros desenhos, ou de objetos reais sempre na presença dos mesmos. Dentro das habilidades e grau de conhecimento de cada aluno, a criança reapresenta o modelo a partir de seus esquemas. Esse desenho desenvolve a habilidade analógica, aprimora a observação minuciosa, desenvolve a concentração, amplia o repertório, etc.
Esse desenho acima descrito corresponde ao
Escolha uma:
a. Desenho de observação
b. Desenho de memória
c. Desenho esteriotipado
d. Desenho livre

Questão 3: Arieti, (1976), afirma que o processo criativo consiste em uma síntese entre dois tipos de pensamento o primário e o secundário. No que consistem esses pensamentos para esse autor?
Escolha uma:
a. o pensamento primário é aleatório e o secundário é inconsciente.
b. o pensamento primário é racional e o secundário é inconsciente.
c. o pensamento primário é sensível e o secundário é inconsciente.
d. o pensamento primário é intuitivo e o secundário é consciente e racional.

Questão 4: Leia atentamente o trecho da tese de doutorado de Maria Isabel Leite, onde a autora descreve o pensamento de Mario de Andrade sobre o desenho infantil.
“ ... a criança pré-escolar não se manifesta artisticamente, pois todas as suas atitudes, na realidade, consomem a mesma energia, fundem-se entre si: tanto desenhar, como cantar, ou brincar... além de seu desenho não possuir caracteres técnicos, estilísticos, estéticos, inerentes à arte. Assim, concebe o desenho como manifestação lingüística – uma representação de figuras, uma imitação de sons, gestos coreográficos... seu prazer, então, não é artístico – é ocasional, é imitativo. Para ela, a criança pequena é, por princípio, antitécnica – não há pesquisa ou aperfeiçoamento; há, ao contrário, um caráter rotineiro no desenho infantil, com fixação de tipos e processos de representação que os afastam, mais uma vez, de ser manifestação artística.” (ANDRADE apud LEITE, 2001, p17)

Qual das inferências abaixo corresponde a ideia do texto?
Escolha uma:
a. O trabalho do artista investe no rompimento de paradigmas estéticos vigentes, sua obra reverbera, tem conflitos, tem estética. A criança está mais atenta ao processo do que ao produto, seu trabalho é pleno de incompletude, de transitoriedade, de movimento, de idas e vindas, como a tessitura de uma narrativa, visual.
b. Fica ressaltada a importância da pesquisa e da técnica. O ensinável é a ação sobre o material, o que chama de artesanato. Acrescente-se que a virtuosidade(reconhecimento e prática das diversas teorias históricas da arte) é, também, ensinável. Valoriza, então, a solução pessoal, atribuindo ao talento a forma pela qual cada sujeito-criador se expressa.
c. A obra do artista pressupõe um antes, um durante e um depois. Ao artista cabe adquirir consciência artística – atitude que deve orientar e coordenar a criação como manifestação linguística. O desenho da criança se assemelha e obra de arte na busca de pesquisa e aperfeiçoamento.

Questão 5: De acordo com as teorias de Georges-Henri Luquet sobre o desenho infantil, relacione as duas colunas e escolha a alternativa correta:

I. Realismo fortuito
1 – desenhar a aparência das coisas (semelhança visual com a arte adulta)
II. Realismo fracassado
2 - representar o objeto e tudo o que conhece dele (transparência, plano deitado, rebatimento e antropomorfismo).
III. Realismo intelectual
3 - analogia entre o objeto e o traço elaborado, dando nome à produção (desenho involuntário e o voluntario).
IV. Realismo visual
4 – deseja ser realista, tentando reproduzir a forma, entretanto experimenta sucessos e fracassos em suas tentativas (Figuras de irradiação).
Escolha uma:
a. I – 3, II – 2, III – 1 e IV – 4
b. I – 3, II – 4, III – 2 e IV – 1
c. I – 2, II – 1, III – 4 e IV – 3
d. I – 4, II – 2, III – 1 e IV – 3


mcbacchiega: Questão 1:
mcbacchiega: Questão 1: Letra C. Enfatismo e exclusão
mcbacchiega: Questão 2: A. Desenho de observação
mcbacchiega: Questão 3: D. o pensamento primário é intuitivo e o secundário é consciente e racional.
mcbacchiega: Questão 4: A. O trabalho do artista investe no rompimento de paradigmas estéticos vigentes, sua obra reverbera, tem conflitos, tem estética. A criança está mais atenta ao processo do que ao produto, seu trabalho é pleno de incompletude, de transitoriedade, de movimento, de idas e vindas, como a tessitura de uma narrativa, visual.
mcbacchiega: Questão 5: B. I – 3, II – 4, III – 2 e IV – 1
pcfa: Resposta para a Questão 3: Resposta correta: Letra D - .. pensamento primário é intuitivo e secundário racional

Respostas

respondido por: pcfa
10
Resposta para a Questão 3: Resposta correta: Letra D - .. pensamento primário é intuitivo e secundário racional

dotisinha: Questão 1 - - c. Enfatismo e exclusão
Perguntas similares