• Matéria: Geografia
  • Autor: leticiakuff
  • Perguntado 7 anos atrás

1) Como a ONU resolveu a situação entre Israel e Palestina? Funcionou?


2) Qual foi o Objetivo da criação do grupo extremista ETA?


3) Qual é a diferença entre os grupos terroristas IRA e ETA?


4) Explique o conflito da CHECHÊNIA e dos CURDOS.


5) Explique o conflito do TIBET e do SRI LANKA


6) Pq existe os movimentos separatistas?


7) Como vc percebe a intolerância existente entre as nações de diferentes países.


8) Explique o movimento que deu origem ao conflito da Península dos Bálcãs

Respostas

respondido por: sjkatina
0

Explicação:

1) Em 1947, a Assembléia Geral da ONU decidiu dividir a Palestina em dois Estados independentes: um judeu e outro palestino. Não funcionou, acredito, inclusive, que só piorou, pois a liderança judaica aceitou a divisão proposta e proclamou, seis meses depois, em 14 de maio de 1948, a criação do Estado de Israel. Mas a liderança árabe – tanto dos que moravam na Palestina quanto em países vizinhos – não aceitou e sete países árabes declararam guerra contra Israel assim que o país proclamou sua independência. O conflito, entre 1948 e 1949, causou 20 mil mortes e levou à uma migração em massa: cerca de 700 mil palestinos deixaram ou foram expulsos de Israel. Desde então, houve diversas guerras na região, como a dos Seis Dias, em 1967, e a do Yom Kippur, em 1973. Quer dizer: a ideia da resolução da ONU era colocar um ponto final na disputa de dois povos por um mesmo território, mas o conflito continua até hoje.

2) o ETA  foi criado em 1959 com o objetivo de tornar a região basca (norte da Espanha e sudoeste da França) um Estado independente.

3) o ETA, é um grupo que pratica o terrorismo como meio de alcançar a independência da região do País Basco, da Espanha e França, o IRA é um grupo paramilitar católico e reintegralista, que pretende a separação da Irlanda do Norte do Reino Unido e reanexação à República da Irlanda.

4)o conflito de  chechenia ocorreu na década de 1990. Como a União Soviética se desintegrou, os separatistas chechenos declararam a independência em 1991. No final de 1994, a Primeira Guerra da Chechênia estourou e, após dois anos de combates, as forças russas se retiraram da região.

conflito dos curdos ou rebeliões curdas na Turquia referem-se as lutas nacionalistas dos curdos na Turquia, com início após a Guerra de Independência Turca e a consequente transição do Império Otomano para o Estado turco moderno.

5)Os conflitos Tibet tiveram início durante a dinastia chinesa Tang (618-906 d.C.). No século 13, o Tibet foi conquistado pelo império mongol. Em 1720, foram os chineses, durante a dinastia Ching, que conquistaram o Tibet. Desde então, a China reivindica soberania sobre o território tibetano.

conflito Sri Lanka é uma conflito em qye os rebeldes lutam por uma pátria independente para a minoria tâmil no norte e leste do país asiático. depois dos confrontos intensos entre as forças armadas do Sri Lanka e os rebeldes, o governo anunciou o fim do conflito, iniciado 26 anos antes

6)porque promovem a separação de uma parte do território de um país para se tornarem outro país com governo próprio, como foi o caso dos gaúchos durante a revolução farroupilha (queriam se separar do Brasil )

7) As guerras que ocorrem por motivos extremamente banais. diferenças políticas e econômicas sao causas consideradas suficientes para irmos a um mundo cada vez mais dividido por conflitos e polarizações.

8) Essa eu nao tenho certeza, mas SE NAO ME ENGANO foi um estudante sérvio chamado Gavrilo Princip, pertencente a uma associação secreta conhecida como "Mão Negra", que assassinou o arquiduque Francisco Ferdinando, herdeiro do trono da Áustria. O atentado bem sucedido, ocorrido na cidade de Saraievo na Bósnia, culminou com a declaração de guerra contra a Sérvia por parte do Império Austro-Húngaro. Os países europeus foram, um a um, arrastados para o conflito que durou quatro anos, de 1914 a 1918

epero ter ajudado ;)

Perguntas similares