As cinco forças de Porter é um modelo para a análise da competitividade do ambiente externo de uma empresa e o setor em que está inserida. Este modelo foi criado por Michael Porter na década de 1970. O método também demonstra que compreender as forças rivais de um ramo de negócio é de extrema importância para que o desenvolvimento do seu plano estratégico seja bem-sucedido. O modelo das cinco forças de Porter possibilita checar o grau de atratividade de um setor da economia. Esta ferramenta ajuda a identificar quais são os fatores que interferem na competitividade, dentre as quais uma das forças faz parte do próprio setor, enquanto que os outros são externos (NOVO NEGÓCIO, 2018). Sobre as forças de Porter, analise as sentenças a seguir: I- A rivalidade entre os concorrentes acontece por meio de preços, serviços ao consumidor, utilização do produto, sofisticação técnica e propaganda. II- A rivalidade com produtos substitutos acontece porque o preço, a qualidade e o grau de substituição limitam os preços e em consequência os lucros. III- O poder de barganha dos compradores e fornecedores é evidenciado quanto mais os clientes barganham os preços, menor eles tendem a ficar; mas se isso acontece com os fornecedores a tendência é que os custos fiquem mais baixos. A união destes dois fatores de barganhar aumentam os lucros da empresa. IV- Quanto mais empresas no mesmo ramo de atuação, mais opções de escolhas os clientes têm e assim há o risco de a sua empresa ser mais atrativa. Assinale a alternativa CORRETA:
Respostas
Estão corretas as afirmativas I e II.
I- A rivalidade entre os concorrentes acontece por meio de preços, serviços ao consumidor, utilização do produto, sofisticação técnica e propaganda.
Está correta, o alto índice de rivalidade faz com que os concorrentes visem os mercados uns dos outros, com o intuito de possuir um maior atrativo para conseguir clientes.
II- A rivalidade com produtos substitutos acontece porque o preço, a qualidade e o grau de substituição limitam os preços e em consequência os lucros.
Está correta, a presença de produtos substitutos faz com que a fatia de mercado diminua, consequentemente caem os preços.
III- O poder de barganha dos compradores e fornecedores é evidenciado quanto mais os clientes barganham os preços, menor eles tendem a ficar; mas se isso acontece com os fornecedores a tendência é que os custos fiquem mais baixos. A união destes dois fatores de barganhar aumentam os lucros da empresa.
Incorreta. Um alto poder de negociação do fornecedor é prejudicial a empresa pois variando o preço do produto fornecido, a empresa pode não ser capaz de passar esses preços aos clientes.
IV- Quanto mais empresas no mesmo ramo de atuação, mais opções de escolhas os clientes têm e assim há o risco de a sua empresa ser mais atrativa.
Incorreta, pois quanto mais empresas no mercado menos atrativo é o produto para o cliente, logo os preços caem, o que é prejudicial para a empresa.
Espero ter ajudado!
Resposta:
Estão corretas as afirmativas I e II.
Explicação:
Corrigido pelo Ava