Os mecanismos de prevenção de erros, ou à prova de falhas, são utilizados há muito tempo pela indústria manufatureira do Japão, com o objetivo de se atingir o zero defeito e, eventualmente, eliminar as inspeções para o controle de características da qualidade. GALAN, Crislaine Rodrigues. Controle da Qualidade e Metrologia. Maringá-Pr.: UniCesumar, Reimpressão 2019. Frequentemente são utilizados na indústria de alimentos em detectores de metais que expulsam as embalagens que possuam presença de metal.
Respostas
Você esqueceu as alternativas:
I. O CEP utiliza coletas de dados de processo em tempo real e compara as medições atuais com os medidores básicos de desempenho do processo.
II. O enfoque do controle estatístico do processo está em prever os defeitos ou erros, pois é muito mais fácil e barato fazer certo da primeira vez, do que selecionar e refazer os itens que não estejam perfeitos.
III. O CEP envolve basicamente o desenvolvimento e interpretação dos resultados de gráficos de controle de processo e a utilização de técnicas estatísticas para identificar as causas dos problemas e oportunidades de melhoria da qualidade.
IV. O Controle Estatístico do Processo consiste em fazer uso de diversas técnicas estatísticas com o objetivo de analisar todo o processo até seu resultado, podendo dessa maneira, detectar possíveis falhas. No entanto, o CEP não consegue atuar na correção das mesmas.
É correto o que se afirma em:
Alternativas
Alternativa 1:
I e III, apenas.
Alternativa 2:
II e III, apenas.
Alternativa 3:
III e IV, apenas.
Alternativa 4:
I, II e III, apenas.
Alternativa 5:
II, III e IV, apenas.
Agora podemos:
A alternativa 4 está correta.
Bem, o CEP trabalha com a coleta de dados dentro dos processos em tempo real, ou seja, o CEP pode detectar diferentes falhas, para que no decorrer do processo busque corrigi-las.
Lembrando que a gestão dos processos, que tem como objetivo a resolução de problemas de integração das informações nos grupos, fortalecendo o contato entre os colaboradores, clientes e o próprio ciclo de armazenamento e distribuição da empresa.
Resposta:
Poka-Yoke.
Explicação:
Os dispositivos ou mecanismos Poka Yoke, também denominados mecanismos de prevenção de erros, ou à prova de falhas, têm sua origem da língua japonesa (yokeru: evitar; poka: erros de desatenção), sendo utilizados há muito tempo pela indústria manufatureira do Japão. Essa ideia foi sistematizada e aperfeiçoada por Shigeo Shingo como um meio de se atingir o zero defeito e, eventualmente, eliminar as inspeções para o controle de características da qualidade (SHIMBUN, 1988).