Explique como O2(Apolar) dissolve na água(Polar) e faz os peixes respirarem, se ''semelhante dissolve semelhante''
Respostas
Na verdade é preciso você entender que até os sais que são ditos insolúveis em água possuem um certo grau de solubilidade, mesmo que seja um valor bem pequeno. Pesquise sobre Kps (constante de solubilidade) de sais ditos insolúveis em água.
A solubilidade de forma geral tem a ver com as interações intermoleculares, assim se ambas as moléculas possuem "polos" (momento de dipolo - polares) elas terão melhor interação e é dito que uma substância será solúvel na outra. É a regra "semelhante dissolve semelhante", porém não é obrigatório que haja uma interação intermolecular para que haja que uma substância se dissolva em outra, no caso do O₂, as moléculas ficam ali no meio das outras moléculas de água sem que haja uma interação molecular significativa. Tanto que é bem fácil fazer com que a molécula de O₂ saia da água, basta aquecer a água que a molécula gasosa (O₂) irá ganhar energia suficiente para escapar da água. É justamente por isso que a solubilidade de do O₂ em água é bem pequena, de forma geral, tem-se em média de 5 mg a 12 mg de O₂ dissolvido em cada 1 L de água. Isso significa que o O₂ é muito pouco solúvel na água tendo uma concentração de 5-12 ppm (partilhas por milhão), mas que é suficiente para que os peixes consigam respirar.
Na verdade o gás oxigênio (O₂) se dissolve parcialmente na água (H₂O), uma vez que o gás é apolar e a água é polar. O que favorece a dissolução do O₂ é a diminuição da temperatura da água, a pressão parcial do gás e sua constante de solubilidade (K), o que está atrelado à Lei de Henry. Portanto, o gás oxigênio consegue se dissolver parcial e progressivamente na água quando são satisfeitos esses princípios físicos