René Descartes dizia que se quisermos alcançar a verdade temos que colocar tudo o que sabemos em dúvida, procurando analisar se é possível ter certeza de alguma coisa. Ele chega a seguinte consideração: “meus pensamentos existem e a existência desses pensamentos se confunde com a essência da minha própria existência como ser pensante. Daí, surge a frase clássica de Descartes. Penso, logo existo”. Para ele o termo pensamento abrange tudo o que cremos, sonhamos, afirmamos, negamos, sentimos. Dessa forma, a pessoa era para ele, uma substancia essencialmente pensante. Assim, o pensamento é o que define o todo da pessoa (e não o corpo).
Da sua Obra: - Discurso do método - podemos destacar quatro regras básicas, capazes de conduzir espírito na busca de verdade, quais são elas?
Respostas
respondido por:
0
Descartes criou o método como garantia para obtenção da verdade... e assim abranger uma perspectiva de conjunto unitário e claro.. todos os problemas propostos a investigação cientifica... O método cartesiano está baseado no princípio de jamais.. acreditar em nada que não tivesse base para provar a verdade... Com essa regra nunca aceitará o falso por verdadeiro e chegará.. ao verdadeiro conhecimento de tudo.... As regras do método de Descartes são quatro: a Evidência, que é tornar como verdadeiro aquilo que é evidente.. a Análise, que seria a divisão do problema.. a Síntese e a Revisão...
Perguntas similares
7 anos atrás
7 anos atrás
7 anos atrás
9 anos atrás
9 anos atrás
9 anos atrás
9 anos atrás
9 anos atrás
9 anos atrás