• Matéria: Física
  • Autor: mirza71
  • Perguntado 7 anos atrás

peço ajude

1.numa onda mecanica ha uma transmissao de energia entre as particulas oscilantes?

a) A frequencia é o tempo necessario para o oscilador efectuar uma oscilacao completa?

c) se partirmos um imane pelo meio surgirao dois outros imanes com polo norte e sul cada?

d) a amplitude de uma onda é a distancia entre duas cristas consecutivas?

e) A unidade da frequencia no SI é o segundo?​

Respostas

respondido por: DouglasOJ
1

Explicação:

1. Quando uma onda mecânica se propaga há um transporte de energia cinética e potencial. A velocidade de propagação da onda mecânica depende da densidade e elasticidade do meio.

Todas as ondas mecânicas precisam de:

  • Alguma origem de perturbação. Este agente transferirá energia para o meio.
  • Um meio.
  • Um mecanismo físico para que as partículas do meio influenciem umas as outras.
  • As ondas mecânicas possuem diversas características mensuráveis que podemos analisar fisicamente.

Consideremos o exemplo de uma corda esticada onde seguramos uma extremidade com a outra presa. Ao balançar a extremidade livre fazendo um movimento para cima seguido de um movimento de volta a posição original, geramos uma perturbação isolada, que chamamos pulso. Como o movimento da onda (que corre ao longo da corda) é perpendicular ao movimento dos pontos da corda (que sobem e descem), esse é um exemplo de onda transversal. Os pulsos, porém, se apresentam em todos os tipos de onda. Seguindo o exemplo, se esse movimento que originou o pulso é contínuo e se estende para baixo da corda temos uma emissão contínua de pulsos, que formam um trem de ondas que chamamos de onda periódica.

a) O tempo que um comprimento de onda passa por um referencial, chamamos período. E a frequência é a determinação de quantos ciclos completos ocorrem em dado intervalo de tempo fixo.

São definidos pela relação:

f = 1/T

onde:

  • f é a frequência
  • T é o período

c)  Os ímãs são dipólos, ou seja, tem dois pólos.

Quando um ímã é suspenso por um barbante verificamos que ele se direciona na direção norte-sul terrestre, aproximadamente. Assim suas extremidades passam a ser chamadas de pólo norte e pólo sul. O pólo norte do ímã se alinha em direção ao pólo norte geográfico e o pólo sul do ímã se alinha com o pólo sul geográfico, devido o campo magnético da Terra ser o contrário.

Os pólos iguais se repelem e os pólos diferentes se atraem.

Sempre que dividimos um ímã ao meio, ou tiramos um pedaço dele, ele sempre continuará tendo o seu campo magnético, ou seja, sempre terá os seus dois pólos. Verificou-se experimentalmente que não se consegue obter um pólo magnético separado, ou seja não existe um monopólo magnético.

d) A altura máxima que esse pulso atinge em relação a corda em repouso é chamada amplitude. A distância de uma crista ou um vale ao nível de equilíbrio, é denominada amplitude (A).

e) No SI, o período é dado em segundos e a frequência é dada em hertz.

Podemos ver pela relação:

f = 1/T

f = 1/(s)

f = s⁻¹ = Hz.

T = s.

Perguntas similares