• Matéria: História
  • Autor: Baby140806
  • Perguntado 7 anos atrás

Para recusar a autoridade papal,henrique VIII usou o parlamento.ele sabia que sem o apoio dos nobres,da pequena nobreza rural e dos comerciantes,nao poderia modificar as pra ticas religiosas.foi o parlamento reunido qie acatou a ideia do monarca de que o papa era o cbefe de uma potencia estrangeira interferindo nos assuntos da inglaterra......a partir do texto EXPLIQUE os motivos que levaram a reforma protestante na inglaterra?

Respostas

respondido por: vehxp80
11

Resposta:

O principal motivo que levou o soberano inglês Henrique VIII a se desligar da Igreja de Roma foi a não aceitação de seu pedido de divórcio enviado ao papa Clemente VI.O interesse de Henrique VIII era casar com Ana Bolena, uma dama da corte da Inglaterra, e com ela poder ter um filho que o sucederia. Como não foi aceito o pedido pelo papa, o rei inglês declarou seu divórcio da rainha através de um tribunal nacional, em 1533. Um ano depois, Henrique VIII foi excomungado por Clemente VI.

Porém, não foi apenas a não aceitação do divórcio pelo papa que levou Henrique VIII a romper com a Igreja Católica. Problemas políticos entre Inglaterra e Roma vinham desde a Guerra dos Cem Anos (1337-1453), quando os altos dignatários católicos, localizados em Avignon, estavam mais próximos dos franceses que dos ingleses, durante o chamado Cisma do Ocidente.

Havia ainda sérias críticas ao clero católico na Inglaterra desde ao menos o final do século XV, cujo principal expoente foi John Wycliff. Tais críticas eram tanto doutrinárias quanto sobre o comportamento luxuoso dos clérigos católicos em momentos de penúria econômica da sociedade inglesa.

Perguntas similares