• Matéria: Informática
  • Autor: elismarcristina1977
  • Perguntado 7 anos atrás

Além da velocidade, da escala e do modo de produção das notícias falsas, que as distinguem dos princípios básicos do jornalismo, Eugênio Bucci, jornalista e professor da Escola de Comunicações e Artes da USP, aponta como novidade no fenômeno das “fake news” a maneira como se apresentam, revestidas de uma prosa jornalística. “A mentira é tão antiga quanto a linguagem, tão antiga quanto a cultura e a humanidade, mas o modo de fabricação de mentiras a partir da falsificação da condição jornalística posta hoje é um dado novo. E ele corrói por dentro, como um vírus, as bases da política e, com isso, afeta a democracia.”
Para o filósofo Pablo Ortellado, professor de Gestão de Políticas Públicas da Escola de Artes, Ciências e Humanidades (EACH) da USP, é necessário fazer uma distinção entre erros jornalísticos e notícias maliciosamente manipuladas com a intenção de favorecer interesses políticos ou econômicos. Ortellado prefere usar o termo “notícias hiperpartidárias”, que não são frutos de erro de apuração, mas destaca que há uma dificuldade de se identificar a intenção do autor do texto.


GORGULHO, Guilherme. Crescimento das ‘fake news’ influencia agenda pública e requer ações. Jornal da UNICAMP, 2018. Disponível em: Acesso em: 13 ago. 2019. (adaptado).


Considerando as informações apresentadas, analise as afirmações a seguir:

I. Embora a disseminação de mentiras não seja algo novo na sociedade, o grande diferencial das fake news na atualidade é a maneira como estas se valem da linguagem jornalística em sua construção.
II. A velocidade no compartilhamento, a escala e o modo de produção das notícias falsas são fatores que as aproximam do fazer jornalístico, contribuindo para sua disseminação.
III. Não se pode equiparar erros cometidos dentro do jornalismo a “notícias” que foram intencionalmente manipuladas com vistas a atender determinados interesses.


É correto o que se afirma em:

Alternativas
Alternativa 1:
I e II, apenas.

Alternativa 2:
I e III, apenas.

Alternativa 3:
II e III, apenas.

Alternativa 4:
III, apenas.

Alternativa 5:
I, II e III.

Questão 7 de 10

Respostas

respondido por: Raoni7
14

Resposta:

I II e III corretas

Explicação:

O modo de produção das notícias falsas são fatores que as aproximam do fazer jornalístico, contribuindo para sua disseminação. NÃO DIZ QUE É JORNALISMO E SIM QUE AS APROXIMA DE JORNALISMO, OU SEJA, AINDA SÃO DISTINTAS AS NOTICIAS FALSA E O VERDADEIRO JORNALISMO.


alanegoncalvesrodrig: errado.
DAYANAGALANTINI: RESPOSTA CORRETA - I e III, apenas. CONFORME GABARITO
respondido por: raimundimalves
13

Resposta:

Apenas I e III estão corretas - Opção 2

Explicação:

A opção II ESTÁ ERRADA pq o texto diz o contrário, ele diz que na verdade "que (as Fake News) as DISTINGUEM dos princípios básicos do jornalismo", portanto, NÃO "as aproximam do fazer jornalístico", e termina afirmando que "é necessário fazer uma distinção entre erros jornalísticos e notícias maliciosamente manipuladas".


alanegoncalvesrodrig: correto....
DAYANAGALANTINI: RESPOSTA CORRETA - I e III, apenas. CONFORME GABARITO
Perguntas similares