• Matéria: Pedagogia
  • Autor: Paulynhane
  • Perguntado 9 anos atrás

1ª QUESTÃO
Um dos temas que causou debate pela comissão especial da câmara para a aprovação da redação final do PNE (2011-2022) foi à diretriz que propunha a superação das desigualdades educacionais. A redação, conforme a discussão da Conferência Nacional de Educação (CONAE), era ?com ênfase na promoção da igualdade racial, regional, de gênero e de orientação sexual?, um dos pontos mais polêmicos do projeto, foi rejeitado pela câmara dos deputados com forte argumento conservador. Assim, fica mantida a redação do Senado, que determina a ?promoção da cidadania e a erradicação de todas as formas de discriminação?. A respeito da mudança da redação do PNE, assinale a opção correta.
ALTERNATIVAS


O texto inicial, por trazer a ênfase na igualdade de gênero e orientação sexual, permitiria a adoção de materiais didáticos e atividades escolares que incentivassem a homossexualidade.


Tratar a discussão sobre gênero e diversidade sexual como matéria de educação significaria dar um passo importante para reduzir as desigualdades e a violência que marcam o país. A mudança da redação foi um passo atrás na discussão sobre diversidade.


O texto da Conae, ao trazer as palavras "gênero" e "orientação sexual", defendiam à homofobia e o preconceito contra as mulheres.


A escola é um espaço fundamental de socialização, de disseminação de valores e concepções morais. Entende-se que a lei deve expressar um conceito cristão de homem e mulher.


A mudança da redação foi um avanço na discussão sobre diversidade e no combate a homofobia e preconceito em relação as mulheres.

Respostas

respondido por: cleiaesouza
32
E -  A mudança da redação foi um avanço na discussão sobre diversidade e no combate a homofobia e preconceito em relação as mulheres.

volmarga: tenho duvida, com a B...
Criisss: Também acho que é a B
Criisss: Dhee ajuda a gente!
Dehhhhh: Oi Criisss! Ajuda a caminho! rsrs Acho que eu faltei nessa aula rsrs mas dei uma pesquisada e a resposta correta é a segunda: Tratar a discussão sobre gênero e diversidade sexual como matéria de educação significaria dar um passo importante para reduzir as desigualdades e a violência que marcam o país. A mudança da redação foi um passo atrás na discussão sobre diversidade.
Dehhhhh: Realmente é um assunto polêmico e gerou opiniões contrárias... essa alteração no texto da PNE que antes era: "superação das desigualdades educacionais, com ênfase com ênfase na promoção da igualdade racial, regional, de gênero e de orientação sexual" foi alterada para: "diretrizes do PNE a superação das desigualdades educacionais, com ênfase na promoção da cidadania e na erradicação de todas as formas de discriminação" Muitos realmente consideraram essa mudança um retrocesso.
sole: Realmente é a B...
respondido por: mbbaguete
13
Acho que é a E, respondi essa

marleyce: algúem pode indicar as páginas onde fala sobre
marleyce: prestem atenção nessa pergunta,,,eu li varios artigos na net,e não acho que é nem B e nem E
garb: Meninas entrem no site http://agenciabrasil.ebc.com.br/educacao/noticia/2014-04/comissao-da-camara-aprova-texto-base-do-pne-e-retira-questao-de-genero
garb: no quarto paragrafo esta a resposta.
raquelzinhanaves: iai quem vai na E
Paulynhane: acho que é B . Tratar a discussão sobre gênero e diversidade sexual como matéria de educação significaria dar um passo importante para reduzir as desigualdades e a violência que marcam o país. A mudança da redação foi um passo atrás na discussão sobre diversidade.
leuzamelik: no livro nao tem a pg
Dehhhhh: Olha Leuzamelik, realmente essa questão merece uma atenção especial pois a mesma pode ser vista de duas formas: visão de quem é a favor e visão de quem é contra. O texto original ¨com ênfase na promoção da igualdade racial, regional, de gênero e de orientação sexual¨ abriria portas aos materiais didáticos com conteúdo homossexual, alguém chegou a ver? Acredito que sim, no fim do vídeo duas meninas se beijavam...
Dehhhhh: Voltando a questão, quem votou a favor da mudança do texto retirando a questão da orientação sexual, usou como argumento que os materiais iriam realmente incentivar a homossexualidade mostrando-a como uma opção a mais de se relacionar. Já as pessoas que votaram contra a mudança do texto disseram que foi um retrocesso, uma atitude conservadora e antiquada... Em resumo acredito que a resposta que eles querem ouvir é a segunda mesmo.
Perguntas similares