Respostas
Resposta:
1. ORGANIZAÇÃO DO DNA NAS CÉLULAS
A) PROCARIONTES
CARACTERÍSTICAS GERAIS:
Genomas pequenos;
DNA cromossômico e DNA plasmidial;
Genes contínuos (sem íntrons);
Agrupamento dos genes segundo a função metabólica;
Transferência horizontal de informação genética.
Os procariontes são organismos genética e bioquímicamente mais simples que os eucariontes e, por isso, mais fáceis de serem estudados. Grande parte das informações sobre estrutura e funcionamento dos ácidos nucléicos foi obtida a partir de estudos com bactérias (principalmente Eschericha coli). Uma bactéria desse tipo têm entre 2.500 e 3.500 genes cromossômicos que são responsáveis por todo o funcionamento celular. A identificação exata dos genes essenciais para o desempenho das funções celulares mínimas e construção de um genoma artificial com esses genes é o próxima grande desafio da pesquisa em genética molecular.
O conteúdo de DNA das bactérias geralmente está dividido em dois tipos de estruturas - o cromossomo bacteriano ou nucleóide e os plasmídeos. Essas estruturas não são formadas apenas por DNA, existe associação com proteínas (que garantem dobramento e níveis de condensação adequados). Quando comparadas com as interações DNA-proteínas que existem nos cromossomos eucariontes, o dobramento do cromossomo bacteriano é simples.
Cromossomo Bacteriano
- Contem os genes que codificam para proteínas essenciais para o funcionamento da célula.
- Geralmente é uma estrutura única e circular, formada por uma molécula de DNA que fica presa á parte interna da membrana plasmática;
- Possui poucas regiões que não são genes;
- É comum que genes relacionados com a mesma função ou via metabólica fiquem agrupados e sejam transcritos juntos (em uma mesma fita de mRNA) constituindo uma "unidade de transcrição". A tradução desse mRNA origina as proteínas codificadas pelos genes que fazem parte da região que foi transcrita.
- Não contém genes interrompidos (são exceções os genes com íntrons)
Plasmídeos
- Moléculas de DNA circulares e pequenas que ficam livres no citoplasma;
- Contêm genes que codificam para proteínas relacionadas com vantagens adaptativas como resistência a antibióticos e capacidade de degradar moléculas que eventualmente apareçam no meio;
- Geralmente cada célula tem vários plasmídeos (iguais ou diferentes);
- Podem ser transferidos horizontalmente (sem ser por reprodução)
OBS.: A aquisição de plasmídeos depositados no ambiente após a morte de uma célula é um dos mecanismos relacionados com o rápido desenvolvimento de bactérias com resistências múltiplas a antibióticos. Essa aquisição (denominada de transformação) não respeita barreiras entre espécies (plasmídeos de uma espécie podem ser incorporados ao citoplasma de outra espécie).
B) EUCARIONTES
Grandes quantidades de DNA;
Cromossomos lineares;
Uma dupla hélice contínua, de telômero à telômero, por cromossomo (em G1);
Mudanças no estado de condensação durante o ciclo celular
Explicação: