• Matéria: História
  • Autor: nandokraft12
  • Perguntado 7 anos atrás

Quais foram as tentativas de estabelecer paz entre palestinos e Judeus?

Respostas

respondido por: polar4
2

Resposta:

RIO — Nas últimas três décadas, várias iniciativas internacionais tentaram solucionar o conflito entre Israel e palestinos, que já se prolonga há 71 anos. Nenhuma delas, entretanto, alcançou a almejada paz na região, e hoje as negociações para um desfecho político se encontram estagnadas.

os Estados Unidos apresentarão um plano econômico de US$ 50 bilhões a fim de tentar relançar as conversas, mas os repetidos fracassos das últimas décadas — com variados esforços apoiados, inclusive, pela Casa Branca — demonstram, segundo ressaltam os analistas, que o processo pode ser mais difícil do que parece prever Jared Kushner, conselheiro e genro do presidente Donald Trump à frente do plano chamado "Paz para a prosperidade"

Em 13 de setembro de 1993, após seis meses de negociações secretas em Oslo, Israel e a OLP, se reconheceram mutuamente e assinaram em Washington, na presença do presidente Bill Clinton, uma "Declaração de Princípios". Ficou definido um período de cinco anos no qual os palestinos deveriam ter autonomia transitória a partir de 4 de maio de 1994

Um acordo no Cairo estabeleceu que Israel deveria sair da Faixa de Gaza e da Cisjordânia. Em julho, o líder da OLP, Yasser Arafat retornou aos territórios palestinos após 27 anos de exílio e estabeleceu a Autoridade Nacional Palestina (ANP).

Em 28 de setembro de 1995, um novo acordo provisório (Oslo II) foi assinado em Washington para estender a autonomia na Cisjordânia. Em 4 de novembro, o primeiro-ministro de Israel, Yitzhak Rabin, foi assassinado por um extremista judeu contrário ao processo de paz.

Acordos de Wye Plantation

Em 23 de outubro de 1998, Yasser Arafat e o primeiro-ministro de Israel, Benjamin Netanyahu, concluíram em Maryland, nos Estados Unidos, um acordo provisório sobre os termos de um plano para que Israel se retirasse de 13% do território da Cisjordânia. Mas Israel congelou a retirada dois meses mais tarde, após ter deixado só 2% do território.

Perguntas similares