• Matéria: Biologia
  • Autor: mariaa88
  • Perguntado 7 anos atrás

cite alguns exemplos que demonstram as teorias abaixo
fixismo
lamarkismo
darwinismo​

Respostas

respondido por: Anônimo
1

O lamarkismo se baseia em duas teorias principais: a da herança dos caracteres adquiridos (características adquiridas durante a vida são transmitidas aos descendentes)  e a lei do uso e desuso (o uso de alguma estrutura faz ela se desenvolver mais, em tamanho, e seu desuso causaria a diminuição).

exemplo do uso e desuso: o tamanduá ficou com a língua mais desenvolvida pela necessidade de esforça-lá para alcançar as formigas e cupins . Ele não utilizava tanto os dentes e, por isso, esses acabaram diminuindo

O Darwinismo, que é a teoria mais aceita, fala sobre a seleção natural. Nessa, considera-se que haviam, por exemplo, tamanduás com língua curta e longa, os de língua longa conseguiram se alimentar e os de língua curta não. Assim, os tamanduás de língua longa puderam sobreviver e gerar descendentes, e os de língua curta não sobreviveram e passaram a não existir.

Já o Fixismo, que também pode ser chamado de Criacionismo, acredita que os seres vivos não sofrem modificações ao longo do tempo. Logo, sempre existiu apenas os tamanduás de língua longa de acordo com essa corrente de pensamento, a qual é apoiada pelo livro Gênesis da bíblia (esse animal teria sido criado por Deus e não sofreu modificações desde então).

Perguntas similares