• Matéria: Ed. Física
  • Autor: brisaleo
  • Perguntado 7 anos atrás

A síndrome metabólica é caracterizada pelo agrupamento de fatores de risco cardiovascular, como hipertensão arterial, resistência à insulina, hiperinsulinemia, intolerância à glicose/diabete do tipo 2, obesidade central e dislipidemia (LDL-colesterol alto, triglicérides alto e HDL-colesterol baixo)

(CIOLAC; GUIMARÃES, 2004)

Sobre as possibilidades de intervenção do professor de educação física na escola, visando contribuir na prevenção da síndrome metabólica, avalie as afirmações abaixo:

I – Realizar pesquisas sobre o que é a síndrome metabólica e sobre os efeitos da prática de exercícios físicos sobre os seus componentes pode ajudar na sensibilização dos alunos em relação à prevenção.

II – Realizar avaliações físicas com o intuito de detectar quadros de obesidade e hipertensão arterial, a fim de iniciar intervenções focadas nos alunos com esse perfil.

III – Realizar campanhas de conscientização envolvendo pais e familiares, a fim de disseminar conhecimentos sobre o assunto e estimular a autonomia em relação à prática de atividades físicas.

É correto o que se afirma em:


resposta corrida pelo ava

I e III, apenas.

Respostas

respondido por: Danas
19

As afirmativas I e III estão corretas.

As atividades físicas não são formas de identificar a obesidade e hipertensão, na verdades são as formas de tratar a obesidade e a hipertensão.

A síndrome metabólica envolve doenças como a hipertensão e a diabetes, e elas em conjunto podem causar a diminuição do HDL, e o aumento de LDL e VLDL.

O colesterol faz parte de um complexo que produz hormônios necessários para a vida, além de limpar os vasos.

O colesterol se divide em VLDL, LDL E HDL, sendo o HDL o colesterol bom.

Perguntas similares