Respostas
Resposta:
A formação do Estado Moderno é também uma consequência da ascensão da Burguesia.
Durante este período o modelo de poder era o Feudalismo. A Europa ocidental estava dividida em diversas unidades políticas, os chamados feudos. Neles o poder estava concentrado na mão dos senhores feudais (nobreza). O poder político era, portanto, descentralizado.
A situação começou a mudar a partir do século XI quando as relações feudais foram se alterando, abrindo caminho para a população que morava nos burgos – nome das cidades de então. Vem daí o nome Burguesia.
Com o crescimento dos burgos e do comércio um novo grupo social, a burguesia, aos poucos foi ocupando espaço nas relações de poder e rivalizando com a nobreza feudal. É dentro deste contexto que ocorreu a crise do Feudalismo e surgiu uma nova estrutura política: o Estado Moderno.
Os Estados Modernos surgiram da união de interesses entre a burguesia, o rei e alguns membros da nobreza:
Para poder ter poder de fato sobre o seu reino, o rei precisava de apoio político e dos recursos econômicos da burguesia;
Os nobres precisavam do rei para retomar alguns privilégios perdidos com o fracasso das Cruzadas e garantir a manutenção de suas terras;
A burguesia tinha interesse em unificar o território, pois conseguiria vários benefícios: moeda única, padronização de pesos e medidas, leis unificadas, melhorias em estradas, segurança pública, tributo único devido ao rei.