A Sociologia surgiu como resposta acadêmica para um desafio que estava surgindo: o início da sociedade moderna. Com a Revolução Industrial e posteriormente com a Revolução Francesa (1789), iniciou-se uma nova era no mundo, com as quedas das monarquias e a constituição dos Estados nacionais no Ocidente. A Sociologia surge então para compreender as novas formas das sociedades, suas estruturas e organizações. Sobre a Revolução Industrial, indique o item que não corresponde ao referido fenômeno social:
Escolha uma resposta.
A. O crescimento dos pequenos proprietários rurais e de artesãos independentes representou uma das principais características que marcaram o fenômeno da Revolução Industrial.
B. A tecnologia sempre apresentou grande influência no funcionamento das organizações a partir da Revolução Industrial.
C. As fábricas passaram a apresentar para a sociedade uma infinidade de materiais, modificando o dia-a-dia e a maior parte das relações sociais. D. Com a Revolução Industrial houve a substituição das ferramentas de trabalho pelas máquinas, da fabricação doméstica pelo sistema fabril.
E. No início da Revolução Industrial, o padrão de vida dos operários era muito baixo, quando comparado às classes superiores ou com as condições atuais do operariado industrial.
Respostas
respondido por:
2
A alternativa D está correta.
A partir do desenvolvimento do espaço urbano, o mundo passou a possuir condições de aumentar o número da oferta de emprego e consequentemente desenvolver um crescimento forte nos grandes centros, sendo esse o papel da sociologia, estudar a sociedade como um todo.
Porém, é importante destacar que as transformações geográficas também se deram nas regiões periféricas, com o crescimento dos morros e favelas devido a desigualdade.
Perguntas similares
6 anos atrás
6 anos atrás
6 anos atrás
8 anos atrás
8 anos atrás
8 anos atrás
9 anos atrás
9 anos atrás