Respostas
respondido por:
9
A propaganda desse período (presente em cartazes de propaganda entre os anos de 1917 e 1922) enaltece a força revolucionária, as vitórias no front militar da guerra civil, e o estorvo representado pelas classes derrotadas, que deveriam ser eliminadas.
Em muitos cartazes, o partido bolchevique é mostrado como um gigante que simboliza o poder de todo o povo. Este, por sua vez, é representado em grandes concentrações que se juntam à figura gigantesca do partido.
Na fase stalinista (a partir de 1927), a forma da propaganda permanece a mesma (cartazes, apostilas, pinturas, peças de teatro e cinema - e já se começa o uso das transmissões de rádio), mas começa a mudar o conteúdo.
Stalin chegara ao poder com a promessa de "socialismo em um só país", ou seja, a existência e a própria expansão da revolução passavam a depender da estabilidade do país socialista, a União Soviética. A perspectiva mundial da revolução é provisoriamente deixada de lado, e vencer a revolução passa a significar, naquele momento, vencer o desafio da industrialização e da segurança social.
A temática militar dá lugar a imagens que mostram a indústria e a agricultura em reconstrução.
O povo não aparece mais em concentrações, mas trabalhando, e em vez do gigante bolchevique que representa o partido, a figura em destaque é de Stalin.
LuCandido8:
Valeuzão
Perguntas similares
7 anos atrás
7 anos atrás
7 anos atrás
9 anos atrás
9 anos atrás
9 anos atrás
9 anos atrás
9 anos atrás
9 anos atrás