1) Desde o início das civilizações, os materiais e a energia são utilizados para melhorar a vida dos seres humanos; por essa razão, eles estão intimamente ligados à existência e à evolução da humanidade e acompanharam essas civilizações no decorrer de todo o seu desenvolvimento desde a pré-história, na Idade da Pedra, quando nossos ancestrais lascavam pedras para produzir armas de caça; passando pela Idade do Bronze, na qual foi desenvolvida a base da metalurgia com as ligas de cobre e estanho na produção de armas superiores; até os dias atuais, com a produção de superligas, grafeno, entre outros (SHACKELFORD, 2013).
Em ciência e engenharia dos materiais, a que se referem os termos "composição", "estrutura", "síntese" e "processamento"?
Respostas
Resposta:
O termo "composição" trata da composição química de cada tipo de material, é ela que irá definir os átomos que o compõem, bem como suas proporções dentro da estrutura.
O termo "estrutura" se refere ao arranjo atômico, isto é, a maneira que eles estão organizados tridimensionalmente. Esse arranjo dita o tipo de estrutura, que pode ser cristalina (seguindo o padrão organizacional) ou amorfa (onde os átomos não seguem um padrão organizacional).
O termo "síntese" se refere ao como o material é obtido, incluindo rota de síntese desde o material base (aquele retirado da natureza) a até a forma em que ele pode ser utilizado para a confecção de um produto. Por exemplo, a síntese Titânio, conhecida como processo Kroll especifica a reações químicas e condições para que ele seja transformado da forma de mineral para folhas de Titânio ou barras.
O termo "processamento" diz respeito aos processos que o material será submetido até a obtenção do produto final, como por exemplo: uma prótese, uma faca, um vidro, e assim por diante.
Explicação: