Respostas
Resposta:
Ribeirão Preto (SP) – capital da cana
Ribeirão Preto fica no interior de São Paulo. Dos seus 650,955 km de área, 127,309 km estão em perímetro urbano e 523,051 em zona rural. Fundada em 1856, em um período que a região recebia muitos mineiros em busca de pastagens para a criação de gado, no início do século XX, a cidade passou a atrair imigrantes que foram trabalhar na agricultura e na indústria. Hoje Ribeirão Preto é conhecida como a capital da cana. De acordo com a Associação dos Plantadores de Cana do Oeste de São Paulo (Canoeste), na região devem ser colhidos aproximadamente 10,7 milhões de toneladas de cana, 9% a mais em relação a 2014. Na cidade também ocorre anualmente um dos maiores eventos do agronegócio, a Agrishow.
Andradina (SP) – cidade do Rei do Gado
Fundada em 1932, Andradina recebe o título de cidade do Rei do Gado devido ao seu idealizador, o fazendeiro Antônio Joaquim de Moura Andrade, considerado o maior criador de gado do Brasil. Além de Andradina, o pecuarista também criou a cidade Nova Andradina. Moura de Andrade foi homenageado na música "Rei do Gado", de Teddy Vieira, gravada por Tonico e Tinoco e tema de abertura da novela "Rei do Gado".
Araçatuba (SP) – capital do boi gordo
A 530 quilômetros de São Paulo, Araçatuba é conhecida como a capital do boi gordo. O título é devido a atividade pecuária intensa na região, principalmente entre as décadas de 50 e 60. A praça Rui Barbosa, conhecida também como Praça do Boi Gordo, é símbolo a relação da cidade com a atividade: por três décadas ela foi o local onde negociações de compra e venda do gado eram realizadas.
São Miguel Arcanjo (SP) – capital da uva Itália
O município São Miguel Arcanjo, localizado no Estado de São Paulo e parte da região metropolitana de Sorocaba, é considerado a capital da uva Itália. Maior produtora da uva do estado de São Paulo de acordo com dados do IBGE em 2013, com 40 mil toneladas, a fruta é a base econômica da cidade.
Marialva (PR) – capital da uva fina
Marialva é uma cidade do estado do Paraná conhecida como capital da uva Fina. Com sua colonização iniciada em 1940, hoje o município é o maior produtor de uva do estado do Paraná, com 25.800 toneladas colhidas em 2013, de acordo com dados do IBGE
Explicação: