Respostas
Resposta:
Sabinada foi uma rebelião baiana no período Regencial que foi violentamente reprimida, resultando em aproximadamente duas mil mortes e três mil prisões, emigração maciça da população local e períodos de fome.
Explicação:
A Sabinada aconteceu entre novembro de 1837 e março de 1838, na província da Bahia, e teve como principal líder Francisco Sabino Álvares da Rocha Vieira.
A falta de autonomia da província e o recrutamento militar obrigatório em função da Guerra dos Farrapos, culminaram na revolta. Vale ressaltar que o movimento não era separatista, mas como os participantes consideravam o governo regencial ilegítimo, exigiam constituir uma “República Bahiense” até Dom Pedro II assumir o governo.
O primeiro grupo enviado para combater a revolta acabou juntando-se ao movimento, contudo em março de 1838, a ofensiva regencial tomou o controle terrestre e marítimo da cidade e pôs fim à rebelião.
O resultado final da Sabinada foi terrível, com cerca de dois mil mortos, três mil presos, escassez de alimentos e emigração.