Uma das funções dos lipídeos nos alimentos é a de melhorar a palatabilidade, ou seja, alimentos com maior teor de gordura são mais saborosos. A ingestão excessiva de gordura é associada à epidemia de obesidade e ao desenvolvimento de doenças crônicas não transmissíveis, por isso muito se fala a respeito da restrição do consumo. Você, como profissional de saúde, deve lembrar e orientar o consumo equilibrado de macronutrientes, de acordo com as recomendações da FAO/WHO. COELHO, Karina Dantas. Base da nutrição dietética. IN: COELHO, Karina Dantas. Avaliação da qualidade da prescrição dietética. Londrina: Editora e Distribuidora Educacional S.A., 2016. Qual seria a recomendação de ingestão de gordura saturada e insaturada de acordo com o Guia Alimentar? Alternativas: a) Saturada > 10% do VET. b) Monoinsaturada ≤ 7% do VET. c) Poli-insaturada ≤ 20% do VET. d) Todas as alternativas estão corretas. e) Nenhuma das alternativas está correta.
Respostas
respondido por:
0
A alternativa correta é a c) Poli-insaturada ≤ 20% do VET.
As repercussões da ingestão de gordura, no entanto, não se restringem ao metabolismo lipídico; o tipo de gordura ingerida pode influenciar também outros fatores de risco, como a resistência a insulina e a pressão arterial.
O consumo de gordura saturada e trans é classicamente relacionado com elevação do LDL-c plasmático e aumento de risco cardiovascular.
A substituição de gordura saturada da dieta por mono e poli-insaturada é considerada uma estratégia para o melhor controle da hipercolesterolemia e consequente redução da chance de eventos clínicos.
Espero ter ajudado.
daianyrocha60:
letra e) Nenhuma das alternativas está correta. corrigido pelo AVA
respondido por:
0
e) Nenhuma das alternativas está correta.
corrigido pelo ava
Perguntas similares
5 anos atrás
5 anos atrás
5 anos atrás
8 anos atrás
8 anos atrás
9 anos atrás
9 anos atrás