• Matéria: Física
  • Autor: elioloch43
  • Perguntado 7 anos atrás

por favor, um resumo do conto Historia de um bode. por favor e pra amanha

Respostas

respondido por: liviaraquel2004
11

Resposta:

O candidato do povo

Quem visita o Museu do Ceará fica curioso quando se depara com um bode empalhado, o famoso Bode Ioiô.

A história de fama do bode se inicia, em 1915, quando o mesmo foi trazido por um retirante para Fortaleza, durante a seca. O bode vivia perambulando livremente pela cidade e angariou a simpatia de seus moradores. Foi apelidado de Ioiô, pois ia da praia de Iracema ao centro da cidade, subindo e descendo, como um ioiô.

Adotado pelos boêmios e artistas que lhe davam cachaça no famoso Café Java, na Praça do Ferreira, Ioiô ficou famoso e foi eleito o vereador mais votado nas eleições de 1922. Ioiô participou de atos políticos em coretos, praças e saraus literários, comeu a fita inaugural do Cine Moderno, assistiu peça no Theatro José de Alencar, passeou de bonde, perambulou pelas igrejas e até pela Câmara Municipal.

O bode Ioiô, figura folclórica da cultura popular, tornou-se o bicho símbolo da cidade de Fortaleza e inspirou escritores, artistas e até cineastas. No filme “Um bode chamado Ioiô”, de Cartaxo Arruda, que nunca chegou a ser rodado, ele ajuda a derrubar a oligarquia da família Aciolly. Segundo Raimundo Girão, autor do livro “Geografia da Estética Cearense”, o bode Ioiô era um cidadão como outro qualquer.

Perguntas similares