Respostas
Resposta:
Causas:
As causas da revolta estão relacionadas às condições de miséria e opressão a que estava submetida a população pobre da região. Nesta época, a economia agrária do Maranhão atravessava um período de grande crise. A principal riqueza produzida na província, o algodão, sofria forte concorrência no mercado internacional e, com isso, o produto perdeu preço e compradores no exterior.
Consequências:
Com todos esses atos do Presidente da Província Maranhense, Luis Alves de Lima Silva, a Balaiada foi se desfazendo. Imediatamente cerca de 2500 balaios foram se rendendo e aqueles que resistiram foram logo derrotados.
Observe que o governo regencial agia contra os rebeldes da mesma forma que o governo colonial havia feito durante os trezentos anos de dominação portuguesa; contra a elite, as penas eram leves, contra as classes pobres a violência era soberana, sempre com a justificativa de que se tratava de castigos exemplares.
A Balaiada estava terminada. Sendo um movimento que representava toda a luta popular contra as desigualdades e injustiças da sociedade da época.
Explicação: