CENA 15 - O FIMA TV apresenta uma "zona de morte" em torno da Ilha deMarajó. Peixes boiam às toneladas. Búfalos afundam na lama.Pássaros arremessam-se contra postes. Cavalos quebram aspernas. A vegetação ajoelha com a chuva. Carros giram comopeões até que as árvores degolem seus ocupantes. Aviõesdesistem. Revólveres disparam acidentalmente. Cocaressuicidam-se num Atlântico onde barcos batem de frente. Há osque procuram um Moisés que lhes empurre. Alguém lembra ofm dos dinossauros. Especialistas estão desorientados quenão exista mão humana nessa desgraça.BONASSI, F. 15 cenas do descobrimento de Brasis. In: MORICONI, Í. (Org.). Os cemmelhores contos do século. Rio de Janeiro: Objetiva, 2001.Fernando Bonassi narra, de maneira concisa e rápida, quinzecenas da história do Brasil até culminar na imaginação de umfnal tupiniquim. Nela, a projeção de um olhar com um futuromanifesta uma percepção queA centraliza a natureza como principal causadora doapocalipse.B enumera organizadamente e de forma cíclica elementos emcomum, pois inicia com a fauna, passa por meios de transportee termina tratando de animais.C mimetiza o discurso histórico para dar verossimilhança aotexto literário.D transita entre a ironia e o humor para imaginar o caos dosfns dos tempos.E satiriza os grande adventos técnicos, como a TV e o Avião,pois não conseguiram barrar a derrocada da humanidade.
Respostas
respondido por:
1
Letra c.
Nota-se que o autor promove uma evidente relação entre o que compreende a presença do homem no processo de degradação do meio e da cultura e povo tupiniquim com as ocorrências negativas presentes no mundo, nos tempos atuais.
Isso porque uma sequência de desastres é citada, apresentando ocorrências negativas, como por exemplo, morte de animais e de seres humanos. Isso nos permite compreender que há a ocorrência de uma mimetização na obra em questão.
Perguntas similares
5 anos atrás
5 anos atrás
5 anos atrás
8 anos atrás
9 anos atrás