• Matéria: ENEM
  • Autor: vitoriamotl6412
  • Perguntado 7 anos atrás

Texto 1: É bem conhecido que, entre os povos primitivos, a medição do tempo está comumente relacionada com os processos familiares no ciclo do trabalho ou das tarefas domésticas. Evans-Pritchard analisou o senso de tempo nos nuer: "O relógio diário é o do gado, a rotina das tarefas pastorais, e para um nuer as horas do dia e a passagem do tempo são basicamente a sucessão dessas tarefas e a sua relação mútua". THOMPSON, E.P. Tempo, disciplina de trabalho e capitalismo. In: THOMPSON, E.P. Costumes em Comum. Rio de Janeiro: Companhia das Letras, 1998. p.269. Texto 2: Ouço a sirene de cinco minutos É hora de ir para a fábrica. Apanho meu cartão no portão e o penduro no quadro do departamento. Mudo minhas roupas e fco pronto para trabalhar. Toca a primeira sirene do início do trabalho. como meu almoço. É proibido comer antes disso. [...] Trabalho até que a sirene toque novamente. International Harvester Corporation. In: HOBSBAWM, E.J. A era do capital. 15ª ed. São Paulo, Paz e Terra, 2011.p. 302. Contrastando os textos chega-se à conclusão de que uma das transformações provenientes da Revolução industrial foi: A Melhores condições de trabalho para os despossuídos dosmeios de produção.B Diminuição das jornadas de trabalho.C Crescimento exponencial de populações agrárias.D Ampliação das tecnologias, incidindo em melhoresremunerações para trabalhadores.E Rigidez na marcação do tempo destinado à produção.

Respostas

respondido por: arilsongba
14

A resposta correta é a letra E) Rigidez na marcação do tempo destinado à produção.

Para os homens e mulheres mais primitivos a marcação do tempo era algo de extrema importância, pois assim eles saberiam a hora de voltar para a casa, a hora de começar a trabalhar e fazer as suas obrigações.

Porém, isso tudo melhorou com o passar dos anos, os trabalhadores assinam um cartão de ponto, onde eles registram o horário em que entram e o horário em que saem da empresa, e até mesmo o horário que eles usam para almoçar.

Bons estudos!

 

Perguntas similares