• Matéria: ENEM
  • Autor: camillyarruda2419
  • Perguntado 7 anos atrás

Leia o fragmento a seguir. [...] feudo-clericalismo [...] este rótulo parece-nos mais conve- niente, na medida em que explicita o papel central da Igreja na- quela sociedade [...]. Foi por intermédio dela que se deu a conexão entre os vários elementos que comporiam aquela formação social [...]. Foi ela a controlar as manifestações mais íntimas da vida dos indivíduos: a consciência através da confissão; a vida conjugal atra- vés do casamento; o tempo através do calendário litúrgico [...] foi a legitimadora das relações horizontais sacralizando o contrato feudo-vassálico, e das relações verticais justificando a dependência servil. Hilário Franco Júnior. A Idade Média, nascimento do Ocidente. São Paulo: Brasiliense, 2006, p. 155. (Adapt). Considerando o texto, é correto inferir que, no período feudal, a Igreja era: a) afastada das discussões e das dinâmicas sociopolíticas na Ida- de Média. b) crítica em relação à exploração do servo pelo senhor feudal. c) submissa às determinações e especificidades de cada feudo ou senhorio. d) presente em todos os aspectos da vida pública e da vida privada. e) preocupada em cuidar do aspecto individual e da salvação dos fiéis.

Respostas

respondido por: viniciusrm19
1

d) presente em todos os aspectos da vida pública e da vida privada.

Principalmente durante o período clérico-feudal, conforme o fragmento acima, observa-se que a Igreja apresentava grande influência e poder sobre a vida de todos os cidadãos.

Por conta disso, também era determinante na tomada de decisões até mesmo por parte do governo, principalmente por conta de que a maior parte dos cidadãos era de origem católica.

Perguntas similares